Ativista Malala e maestro João Carlos Martins são temas de espetáculo no Teatro Universitário

26/04/2019 - 18:02  •  Atualizado 01/11/2022 09:17

O que a ativista paquistanesa Malala Yousafzai e o maestro brasileiro João Carlos Martins têm em comum? Ambos terão suas histórias retratadas em espetáculos teatrais apresentados neste mês de maio no Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras da Ufes.

O musical infanto-juvenil Malala: a menina que queria ir para a escola e a montagem teatral Concerto para João estão na agenda do Teatro. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.tudus.com.br ou na bilheteria do Teatro, de terça a sexta-feira, das 15 às 20 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3335-2953.

Confira mais informações sobre a programação:

Malala: a menina que queria ir para a escola

Malala Yousafzai é uma ativista nascida em 1997, na cidade de Mingora, no Paquistão. Ao completar 10 anos, sua cidade passou a ser controlada pelo grupo terrorista Talibã, que proibiu dança, música e a presença de mulheres nas ruas e nas escolas. Usando um pseudônimo, Malala tornou-se correspondente da BBC e passou a denunciar os impactos causados pelo regime opressor no blog Diário de uma Estudante Paquistanesa.

Após sobreviver a um atentado a tiros, aos 15 anos, e se engajar cada vez mais para garantir o direito à educação das mulheres, Malala tornou-se a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, aos 17 anos.

A história é contada em um musical infanto-juvenil, a primeira adaptação teatral do livro-reportagem da jornalista Adriana Carranca, publicado em 2015. Com canções originais de Adriana Calcanhoto, direção de Renato Carrera e adaptação de Rafael Souza-Ribeiro, o espetáculo foi idealizado pela atriz Tatiana Quadros e contará com intérprete de libras.

A peça faz parte do projeto Diversão em Cena, realizado com patrocínio da ArcelorMittal Tubarão, por meio do Ministério da Cidadania e da Lei de Incentivo Fiscal Rouanet. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), de terça a sexta-feira, das 15 às 20 horas, ou no site www.tudus.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3029 2765 ou no site www.wbproducoes.com.

Sessões: sábado, 4, e domingo, 5, às 16h.

Concerto para João

Depois de ganhar uma cinebiografia (João, o maestro, de 2017), o pianista e maestro paulistano João Carlos Martins recebe uma homenagem na forma de espetáculo teatral. Com direção de Cássio Scapin e texto de Sérgio Roveri, a montagem condensa trechos fundamentais da vida de João Carlos, como a atrofia nos dedos e as cirurgias para recuperar o movimento das mãos, o comprometimento muscular de um dos braços e uma lesão neurológica, que não o impediram de seguir sua trajetória na música.

A peça se passa durante uma das cirurgias às quais o maestro foi submetido. O ator Rodrigo Pandolfo, um dos protagonistas do filme, interpreta novamente o músico e, entre sono e vigílias, revive fatos da vida de João Carlos. Fantasia e realidade se misturam para mostrar detalhes dos 60 anos de carreira, pontuados por 23 cirurgias.

Concerto para João revive, em 80 minutos, alguns dos grandes concertos do músico, além dos vários episódios de superação. O personagem recebe ainda a visita de um homem misterioso, com quem estabelece uma relação humana e musical.

Sessões: sexta-feira, 17, às 20h; sábado, 18, às 20h; e domingo, 19, às 18h.

Texto: Adriana Damasceno