Atividades acadêmicas e culturais vão celebrar 120 anos da morte de José Martí

08/07/2015 - 22:12  •  Atualizado 10/07/2015 17:03
Compartilhe

As celebrações dos 120 anos da morte do pensador cubano José Martí serão realizadas pela Ufes com um dia de atividades acadêmicas e culturais no próximo mês de novembro. Nesta quarta-feira, dia 08, o Grupo de Trabalho criado pelo reitor Reinaldo Centoducatte com o objetivo de organizar o evento teve sua primeira reunião para debater o formatação da data.

A Ufes já presta homenagem a José Martí desde 1995, quando recebeu de doação do então governador e professor do Departamento de Medicina Vitor Buaiz e do atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB-ES) Homero Mafra um busto em cobre do poeta. A obra (foto) está atualmente localizada entre os prédios do IC II e IC III, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), no Campus de Goiabeiras.

José Martí, além de poeta, foi também filósofo e jornalista, e foi morto aos 42 anos, em 19 de maio de 1895, quando enfrentava tropas espanholas em defesa da independência de Cuba. Suas iniciativas políticas e literárias foram de grande importância para o pensamento de uma américa-latina livre dos colonizadores da época e das tentativas ao longo do século XX, sobretudo com seu texto de 1891 intitulado Nuestra América.

O Grupo de Trabalho interdisciplinar formado pela Reitoria é formado por professores dos cursos de História, Filosofia, Letras, Comunicação, Direito e Engenharia: Antônio Carlos Gil, Antônio Vidal, Brunela de Vicenzi, Edgard Rebouças, Fábio Murici, Jane Meri Santos e Orlando Lopes. Como convidados externos, fazem parte do grupo Vitor Buaiz e Homero Mafra.   

Texto e foto: Edgard Rebouças