Artistas têm até domingo, 15, para inscrever portfólios na Galeria Espaço Universitário

11/09/2019 - 18:06  •  Atualizado 16/09/2019 12:34

A Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu – campus de Goiabeiras) recebe, a partir do dia 27 de setembro, a exposição Trabalhar Cansa, nova mostra individual do artista capixaba André Arçari. Como parte do projeto, Arçari uniu-se ao curador do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, Raphael Fonseca, e à Galeria para promover uma leitura dos portfólios enviados por artistas visuais e plásticos, fotógrafos, cineastas, designers e outros profissionais ligados às artes. Os interessados têm até domingo, 15, para enviar seus trabalhos.

Para se inscrever, é necessário enviar um portfólio, em formato PDF, com até 10 MB, exclusivamente para o e-mail trabalharcansa@outlook.com. Os artistas responsáveis pelos dez portfólios selecionados receberão notificação por e-mail no dia 20 de setembro, quando serão convidados para participar de um workshop com Fonseca, sob coordenação de Arçari, no dia 28 de setembro, das 9 às 12h30 e das 13h30 às 17 horas, na Gaeu.

Informações sobre a leitura de portfólios podem ser obtidas pelo e-mail de inscrição.

Intensidade e aridez

O objetivo do artista André Arçari com a exposição videofotográfica Trabalhar Cansa é investigar os desdobramentos da seca ocorrida no Espírito Santo, cujo auge foi entre 2014 e 2015. O título da mostra remete ao livro homônimo de poesias escrito pelo italiano Cesare Pavese, Lavorare Stanca, publicado em 1936.

“A intensidade e a aridez movem o desidratado conceito deste projeto e significam a busca do meu lugar no mundo, como artista e como filho de um descendente italiano, cujos bisavós migraram para o Brasil em busca de melhores condições de vida”, explica André, que passou parte da infância em Jurama, distrito de Vila Valério, no interior do estado.

Com a mostra, que tem curadoria de Raphael Fonseca, o artista pretende voltar às suas raízes e refletir sobre sua terra de origem: “Ao expor e debater certos problemas contemporâneos de relevância social e política, atuo diretamente sobre o real”.

As fotografias e os vídeos que compõem a exposição Trabalhar Cansa ficam abertas para visitação do público na Gaeu de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, até o dia 8 de novembro.

Texto: Adriana Damasceno
Foto: Acervo André Arçari