Arqueologia histórica do Espírito Santo é tema de evento na Ufes. Inscrições até 21/11

16/11/2023 - 11:26  •  Atualizado 20/11/2023 16:54

A relação da arqueologia histórica com a pesquisa em sítios históricos e os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no Espírito Santo nos últimos anos são os temas gerais a serem discutidos durante o IV Encontro Capixaba de Arqueologia (Enca), que terá início na próxima terça-feira, dia 21. Os debates sobre gestão do patrimônio, acervos arqueológicos e arqueologia pré-colonial, além das apresentações de trabalhos previamente inscritos, acontecerão no Auditório do prédio IC II, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN, no campus de Goiabeiras) até a quinta-feira, 23. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 21 por meio deste link

Promovido bianualmente, o Enca é organizado pelo Instituto de Pesquisa Arqueológica e Etnográfica (Ipae) e pelo Grupo Extensionista de Arqueologia (GEA/Ufes). De acordo com o coordenador do encontro, Igor Erler, o evento tem como objetivo criar um ambiente acadêmico, científico e pedagógico que proporcione o debate acerca da arqueologia capixaba, colocando-se em sintonia com as discussões que envolvem a arqueologia brasileira.

“A ideia é proporcionar à sociedade civil o acesso dinamizado em relação ao conhecimento sobre os bens arqueológicos e, com isso, ser um instrumento de estímulo às ações voltadas à preservação deste rico patrimônio cultural tão expressivo em nosso estado”, avalia Erler, servidor técnico-administrativo da Ufes.

O historiador e arqueólogo Paulo Zanettini fará a conferência de encerramento, na qual abordará a temática Arqueologia histórica no âmbito das pesquisas de arqueologia preventiva. O IV Enca conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/ES).

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no perfil do Enca no Instagram e na página do encontro no Facebook.

Texto: Adriana Damasceno, com informações da organização