Animadores de torcida de todo o ES chegam a Ufes para II Mostra Espírito Santense de Cheerleading

09/11/2023 - 12:23  •  Atualizado 10/11/2023 16:31

O próximo sábado, 11, será marcado pela apresentação de animadores de torcida na Ufes. A edição deste ano da EstrelarES – II Mostra Espírito-Santense de Cheerleading, terá início às 9h30 com a apresentação de coreografias.

A EstrelarES é um evento artístico-esportivo-cultural que tem o objetivo de divulgar a prática do Cheerleading e mostra as habilidades específicas da prática, como as elevações e os arremessos de pessoas, além de evidenciar também o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos times locais. As apresentações acontecerão no ginásio do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), no campus de Goiabeiras, com entrada gratuita.

O II EstrelarES é organizado pelo Projeto de Extensão UfesCheer e pelo Ginásio de Cheerleading Competitivo Cosmo Athletics. Este ano, o evento conta com a participação de equipes oriundas de projetos de iniciação desenvolvidos em escolas da rede pública numa parceria inédita que envolve a Ufes, a Secretaria Municipal de Educação de Vitória e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). Segundo a coordenadora do Projeto UfesCheer e professora do CEFD, Fernanda Paiva, um dos objetivos do EstrelarES é incentivar novos participantes a se interessarem por essa prática corporal: “A gente almeja despertar o desejo pelo Cheerleading e também ampliar o público que vem acompanhando o esporte”.

Ela destaca que o UfesCheer desempenha um papel institucional de grande relevância neste processo, assegurando a realização da função social da universidade ao democratizar o acesso à aprendizagem e à prática da modalidade. Além disso, ele proporciona a formação profissional necessária para lidar com esse tema, contribui para a produção de conhecimento na área e melhora as condições de treinamento, compartilhamento de conhecimento e promoção do Cheer.

O projeto coordenado por Paiva existe desde 2019 e realiza capacitações de profissionais de Educação Física para o incentivo da prática do cheerleading nas escolas. Também são ofertadas aulas para pessoas a partir de 14 anos interessadas na prática, que acontecem às segundas e sextas-feiras, de 14h a 18h e de 18h30 a 20h30, no Ginásio de Esportes do CEFD/Ufes.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no perfil do UfesCheer ou do Cosmo Athletics, no Instagram.

Texto: Caroline Reis (bolsista de projeto de Comunicação)