Alunos do PPGI são premiados em conferências acadêmicas internacionais

04/11/2015 - 16:30  •  Atualizado 04/11/2015 16:30

Dois alunos de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/Ufes) foram premiados em importantes conferências acadêmicas internacionais realizadas em setembro, ambas classificadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como Qualis A2. Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.

Carlos Lins Borges Azevedo obteve o prêmio Best Student Paper Award (prêmio de melhor artigo de aluno) com o artigo intitulado Towards Capturing Strategic Planning in EA (Rumo a Captura de Planejamento Estratégico na EA)  na Conferência IEEE EDOC 2015 - The Enterpraise Computing Conference, que foi realizada em setembro na cidade de Adelaide, na Austrália. O artigo foi escrito em co-autoria com seu orientador, professor João Paulo Andrade de Almeida e com os professores da Universidade de Twente (Holanda) Marten van Sinderen e Luís Ferreira Pires.

Atualmente, Carlos Lins faz dupla-titulação (co-tutela) PPGI/Ufes e Universidade de Twente (Holanda).

Victorio Albani de Carvalho obteve o Best Paper Award (prêmio de melhor artigo) com o artigo “Extending the Foundations of Ontology-based Conceptual Modeling with a Multi-Level Theory” (Estendendo as Fundações de Modelagem Conceitual baseado em Ontologia com uma Teoria Multi-Nível) na 34th International Conference on Conceptual Modeling 2015, que também foi realizada no mês de setembro, em Estocolmo, na Suécia. O artigo foi escrito em co-autoria com o aluno de mestrado do PPGI, Claudenir Morais Fonseca, com o professor orientador João Paulo Andrade Almeida e com o professor do PPGI Giancarlo Guizzardi.

Texto: Juliana do Amaral (bolsista em projeto de Comunicação)