Alunos de Publicidade vencem Prêmio Colibri, e Ufes é reconhecida como melhor instituição de ensino

10/10/2019 - 18:22  •  Atualizado 01/11/2022 09:22

O curso de Publicidade e Propaganda da Ufes comemora mais duas conquistas em menos de uma semana: após receber nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em resultado divulgado na última sexta-feira, 4, dois trabalhos de graduandos do curso receberam ouro e prata no Festival Colibri 2019. Além disso, a Universidade foi reconhecida como a melhor instituição de ensino.

Na premiação, promovida pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Espírito Santo (Sinapro-ES) com o tema O futuro é seu, Pedro Marinho e Lara Santana foram os primeiros colocados, e Henrique Delfino e Júlia Ribeiro ficaram em segundo lugar. Os candidatos na categoria Estudantes desenvolveram uma campanha completa, com cartaz, anúncio, peças para redes sociais e spot para rádio. Os trabalhos foram orientados pela professora Flávia Mayer.

A entrega do prêmio ocorreu na noite dessa quarta-feira, 9, e os vencedores vão representar o Espírito Santo na etapa Nacional do FenapróUniversitário, concorrendo ao prêmio máximo: uma viagem a Los Angeles para a dupla, com direito a participar do Adobe Max.

A estudante Lara Santana, vencedora ao lado do colega Pedro Marinho, afirma que a ideia de participar surgiu do incentivo da professora Flávia Mayer, durante a disciplina Teorias e Práticas Publicitárias para Meios Impressos. “Foi incrível, vou levar essa experiência para a vida toda, é muito gratificante”, conclui Lara, que está no 2º período do curso. Os vencedores da medalha de prata são alunos do 4º período, e a estudante Júlia Ribeiro conta que a vitória no prêmio foi indescritível: “Levar o nome da Ufes para o 1º e 2º lugares do Prêmio foi uma grande realização para a gente”.

O coordenador do curso, Cláudio Rabelo, comemora as recentes conquistas no Enade e no Prêmio: “Esse reconhecimento ocorre em um momento muito importante, para mostrar que a Universidade cumpre muito bem o seu papel na promoção de um ensino público, gratuito e de qualidade, apesar de todas as barreiras que tem enfrentado”.

O curso

As recentes conquistas são exemplos do trabalho desenvolvido no curso de Publicidade e Propaganda. Todos os estudantes premiados no Colibri 2019 fazem parte da Ecos Jr., empresa júnior do Departamento de Comunicação, onde os estudantes vivenciam a experiência de uma agência, desenvolvendo produtos para o mercado e realizando treinamentos. “A Ecos é a ponte mais forte entre a Universidade e o mercado. Os estudantes são responsáveis pela empresa e passam por todas as funções, como criação, administrativo e atendimento. Isso não inclui apenas uma base técnica, mas também uma complementação da formação. É uma experiência transformadora”, destaca a vice-coordenadora do curso e uma das coordenadoras da Ecos Jr., Rosane Zanotti.

A professora Rosane Zanotti ressalta ainda que o Núcleo Docente Estruturante (NDE) está preparando um novo currículo, mais moderno, para o curso. “A nova proposta sai do formato tradicional muito focado na dinâmica de agências de propaganda, contemplando uma formação mais contemporânea, que inclui a tendência recente de multidisciplinaridade de tarefas. A agência é apenas uma das muitas possibilidades”, explica. Segundo ela, a ideia é trazer um currículo mais atualizado, que dialoga com a forma como o mercado está funcionando atualmente, mas também mantendo uma forte base de formação das humanidades. A previsão do NDE é finalizar o currículo em 2019 e enviá-lo para as instâncias responsáveis pela aprovação.

Para saber mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Ufes, acesse: comunicacaosocial.ufes.br.

Texto: Ana Paula Vieira
Fotos: Arquivo pessoal