Alunos da Ufes são premiados no 20° Vitória Cine-Vídeo

06/11/2013 - 09:08  •  Atualizado 07/11/2013 16:12

Divulgação Vitória Cine Vídeo, com foto de Cláudio Postay

No último sábado, 02, o Festival de Vitória – 20° Vitória Cine Vídeo encerrou sua maratona cinematográfica com a entrega de 20 premiações e duas Menções Honrosas no palco do espaço Estação Porto, no Centro de Vitória. Entre os premiados estavam os alunos do curso de Comunicação Social da Ufes, Carolini Covre, Diego Locatelli, Caian Viola, Naiara Bolzan, Cristina Margon (todos do 7° período de Audiovisual) e  Thaiana Gomes (aluna do 8° período de Jornalismo).

Na mostra competitiva nacional o público escolheu, por maior número de votos após cada sessão, o documentário “Perto da minha casa”, realizado por Carolini Covre e Diego Locatelli (foto), que também levou o prêmio do júri técnico de melhor montagem, a cargo de Caian Viola. O documentário revela o cotidiano de jovens do bairro Vale Encantado de Vila Velha que encontraram em containers abandonados no bairro um novo modo de diversão e resistência.

Na mostra Foco Capixaba, o júri técnico concedeu Menção Honrosa ao documentário “Sinal vermelho”, realizado por Naiara Bolzan e Cristina Margon. O filme mostra a rotina de alguns artistas que trabalham nas ruas de Vitória. Segundo a justificativa oficial do júri a menção se deve “pelo olhar que revela com sensibilidade por meio de imagens precisas a arte de personagens que muitas vezes passam desapercebidas na paisagem urbana”.

Trabalho interdisciplinar

Os dois documentários são frutos do trabalho interdisciplinar realizado em parceria entre o Departamento de Comunicação Social e o Departamento de Teoria da Arte e Música da UFES, lançados durante a Mostra Próximos Olhares, realizada no Cineclube Metrópolis em setembro. As premiações concedidas mostram como as atividades realizadas nas disciplinas podem sair do âmbito universitário para atingir a sociedade.

Já no 2° Concurso de Mídias Alternativas, entre 20 vídeos inscritos o júri técnico concedeu o Troféu Marlin Azul e a premiação ao vídeo “Memória e afeto”, de Thaiana Gomes.