Administração Central da Ufes manifesta indignação contra os ataques dirigidos ao professor Gustavo Forde

03/05/2019 - 15:38  •  Atualizado 06/05/2019 16:27

A Administração Central da Ufes manifesta sua indignação e seu repúdio aos ataques preconceituosos e racistas dirigidos ao doutor em Educação, professor do Centro de Educação da Ufes e atual pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde (foto), nas redes sociais.

O professor, destaque da edição do último domingo, 28, do jornal A Gazeta, devido ao lançamento do livro Vozes Negras na História da Educação: Racismo, Educação e Movimento Negro no Espírito Santo (1978-2002), foi vítima de comentários racistas que colocavam em cheque sua competência.

Na entrevista, o professor afirmou que o estado convive com o racismo institucionalizado, inclusive nas escolas, e que é preciso reeducar brancos e negros para mudar esta realidade.

A Administração Central da Ufes afirma que repudia toda forma de intolerância, seja religiosa, racial e de gênero, considerando a importância pelo respeito às diferenças que compõem a formação social no Brasil.

Por entender que esse deve ser o papel das instituições de ensino em diferentes níveis, a Administração Central da Ufes se empenha em combater o racismo por meio de projetos de extensão que buscam orientar professores sobre a influência da cultura afro-brasileira e a combater o racismo em sala de aula; de debates abertos; e de eventos como a  5ª Conferência Mundial sobre Combate às Desigualdades Econômicas, Raciais e Étnicas, realizada em setembro do ano passado.

Mais que isso, a gestão da Universidade apura, por meio de comissões de sindicância, todo e qualquer ato de racismo ocorrido dentro de seus campi e denunciado aos setores competentes, adotando as providências previstas em lei, sempre que necessário.

Ao professor Gustavo Forde, o nosso reconhecimento pelo trabalho que vem realizando não só em suas atividades acadêmicas, mas também à frente da Diretoria de Direitos Humanos, na qual atuou por dois anos, e atualmente da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania, por meio da qual a Universidade busca implementar políticas que façam da Ufes uma instituição cada vez mais inclusiva e plural.