Administração Central da Ufes comunica suspensão de bolsas ofertadas pela Universidade

Em função dos cortes orçamentários impostos pelo Governo Federal às Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), a Administração Central da Ufes torna público, com muito pesar e indignação, ter sido obrigada a tomar a decisão de suspender as bolsas do Programa Integrado de Bolsas (PIB) da Ufes, o que inclui as bolsas vinculadas aos Projetos Especiais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Paepe) I e II, à Iniciação Científica e à Extensão.

A Administração Central afirma que não houve outra alternativa, tendo em vista que não há garantias quanto à execução orçamentária aprovada pelo Congresso Nacional e sobre o qual a Universidade fez seu planejamento para o ano de 2019.

O Programa Integrado de Bolsas (PIB) da Ufes é uma política exitosa, que há décadas contribui para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Por entender que essa política é fundamental para a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social, a Administração Central da Ufes destaca que se trata de uma medida extrema.

A Administração Central reitera que continuará empenhada em negociar a recomposição do orçamento da Universidade junto ao Governo Federal, de forma a retomar o Programa.

Esta medida não afeta o pagamento dos auxílios estudantis concedidos aos estudantes beneficiados pelo Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes).