Ações do Centro de Ciências da Saúde buscam parcerias para internacionalização

21/11/2019 - 16:54  •  Atualizado 25/11/2019 16:50

O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), juntamente com a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes, preparam projetos de parcerias e cooperação com universidades da Alemanha. As ações são coordenadas pelo Núcleo de Apoio à Docência (NAD) do CCS. Uma primeira reunião (foto) foi realizada no mês de novembro com representantes da Universidade Técnica de Munique (TUM) e da Ludwig Maximilian Universite (LMU). No encontro, foram discutidas as possibilidades de projetos institucionais conjuntos e a inclusão de disciplinas e cursos internacionais colaborativos, entre outros tópicos, com o objetivo de concretização de intercâmbio entre a Ufes e as universidades alemãs.

De acordo com a coordenadora do NAD/CCS, Raquel Baroni, outro evento relacionado à internacionalização reuniu professores e estudantes de graduação e de pós-graduação da Ufes e diversas instituições de ensino superior do Espírito Santo e de outros estados. Na ocasião, os professores Fabian Jacobs (LMU) e Luana Tanaka (TUM) abordaram os benefícios e desafios da internacionalização para instituições de ensino superior e as possibilidades de cooperação em pesquisa com universidades da Alemanha. Os coordenadores dos programas de pós-graduação que integram o PrInt/CCS apresentaram os projetos que estão sendo desenvolvidos e direcionados para a internacionalização da instituição, em parceria com a SRI.

No mesmo período, foi também realizado pelo NAD/CCS um evento de extensão, o workshop Capacitação Acadêmica para Docentes da Área da Saúde, com a participação de professores do CCS da Ufes e de outras instituições capixabas. “No encontro, foram abordados temas como ensinar e aprender na educação superior, os objetivos de aprendizagem, feedback, microaula e avaliação do ensino, com os participantes desenvolvendo atividades para o aprimoramento da prática docente”, ressalta a pesquisadora Raquel Baroni. Todos os eventos contaram com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

Na foto, da esquerda para a direita: professores Moisés Palaci (PrInt/CCS), Raquel Baroni (NAD), Patrícia Cardoso (SRI), Creuza Rachel Vicente (Ufes), Luana Tanaka (TUM) e Fabian Jacobs (LMU).

Texto: Luiz Vital
Edição: Ana Paula Vieira