Ações afirmativas e cotas raciais em debate na Ufes nesta quinta, 24

23/09/2015 - 08:40  •  Atualizado 23/09/2015 09:48
Compartilhe

O Núcleo de Estudos em Movimentos e Práticas Sociais (Nemps) da Ufes promove nesta quinta-feira, 24, o debate com o tema "Ações Afirmativas para a População Negra", com ênfase nas cotas para acesso à educação e ao serviço público. O evento será realizado às 18h30, no Salão Rosa, no prédio ED-II do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras, Vitória.

A discussão faz parte das atividades do projeto "Tecendo Saberes", um espaço de troca de conhecimentos, experiências e divulgação da temática sobre os movimentos sociais e participação popular entre professores e estudantes da graduação, pós-graduação, e militantes de movimentos sociais. O projeto é coordenado pela professora do Departamento de Serviço Social Ana Targina Rodrigues Ferraz.

O encontro contará com a participação do pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) do Centro de Educação da Ufes, Sérgio Pereira dos Santos e do coordenador e militante do Fórum Estadual de Juventude Negra (Fejunes), Lula Rocha. "As ações afirmativas são ferramentas fundamentais para se corrigir distorções e promover a igualdade, pois elas rompem com a lógica da meritocracia e valorizam a diversidade, na garantia do acesso a direitos historicamente negados a grande parcela da população", afirma Lula Rocha.

O Nemps é vinculado ao Departamento de Serviço Social e ao Mestrado em Política Social do CCJE, e desenvolve ações de extensão, ensino e pesquisa nas linhas de cultura, identidade, movimentos e práticas sociais, na graduação; e política social, subjetividade e movimentos sociais, na pós-graduação.

O próximo debate do projeto será realizado no dia 29 de outubro, e abordará o tema  "Discriminalização do aborto". Mais informações sobre os encontros do Nemps podem ser obtidas pelo e-mail nemps.ufes@gmail.com , pelo telefone 3145-5301, ou pelo perfil do Nemps no Facebook.

Texto: Luiz Vital e Franciani Bernardes Frizera

Edição: Ana Paula Vieira