23º Festival de Cinema de Vitória traz oficinas e programação para a Ufes

08/11/2016 - 17:49  •  Atualizado 16/11/2016 18:31

A Ufes e o Teatro Carlos Gomes sediam, de 14 a 19 de novembro, o 23º Festival de Cinema de Vitória. O evento conta com uma programação diversificada e gratuita com as mais recentes realizações do cinema brasileiro nos gêneros ficção, documentário, experimental e animação, além de atividades de formação para diversos públicos. Esta edição do Festival homenageia ainda a atriz paraense Dira Paes, o ator e bailarino capixaba Markus Konká, e o cineasta gaúcho Otto Guerra.

Durante a semana serão realizadas na Ufes as oficinas de Crítica Cinematográfica, de Cinema e Vídeo e as Oficinas Integradas de Cinema. O público infanto-juvenil também tem espaço garantido no Cine Metrópolis, que recebe o 17º Festivalzinho de Cinema. A mostra para os pequenos apresenta 10 curtas-metragens, em duas sessões diárias entre os dias 16 e 18, às 9 e às 14 horas. O Festivalzinho sensibiliza crianças e adolescentes para as artes, promovendo, muitas vezes, seu primeiro contato com o cinema.

Oficinas

As Oficinas Integradas de Cinema ainda têm vagas, e as inscrições podem ser feitas até a próxima quinta-feira, 10. Desenvolvidas a partir de uma “escola portátil de cinema”, as oficinas possibilitarão a realização de quatro curtas-metragens durante o Festival, e têm o objetivo de capacitar tecnicamente os interessados em entrar na carreira audiovisual a partir de áreas distintas (roteiro, direção, trilha sonora e finalização). As inscrições devem ser realizadas no endereço http://festivaldevitoria.com.br/23fv .

Confira as oficinas:

Oficina de Roteiro - Abordará as diferenças entre argumento e roteiro de ficção. Os participantes aprenderão para que serve e como se formata um roteiro, como trabalhar os diálogos e as cenas, como transformar contos e histórias em roteiros, além de vários outros aspectos relacionados à área.

Oficina de Direção - Discutirá as funções de um diretor de cinema a partir da análise de filmes de diversos formatos, tais como ficção, docudrama e documentário. Os alunos também terão noções de direção de ator, câmera, som, iluminação e montagem, sempre por meio de exemplos e exercícios práticos. Para se inscrever nesta oficina, é necessário entregar 12 litros de leite (tipo longa vida integral) na sede da Galpão Produções até 10 de novembro. O local fica na rua Professora Maria Cândida da Silva, número 115, no Bairro República, e funciona das 10 às 17h. Todas as caixas de leite arrecadadas serão doadas para a Associação Feminina de Combate ao Câncer (Afecc).

Oficina de Trilha Sonora - A oficina discutirá as relações entre música e imagem visual narrativa, abordando tópicos como a relação diretor/compositor; história da música no cinema, do cinema mudo aos dias de hoje; música no cinema documental e ficcional; formatos em curta, média e longa metragem; e interfaces narrativas entre as duas linguagens artísticas – a Música e o Cinema.

Oficina de Finalização Digital - Serão abordadas as técnicas de edição, finalização e masterização no ambiente digital. Durante os dias da oficina, os alunos deverão montar filmes de curta metragem, trabalhando desde o estudo do roteiro, preparação e conformação do material bruto para edição, até a realização do filme finalizado.

Mais informações em: http://festivaldevitoria.com.br/23fv .

Texto: Patrícia Garcia, com informações da assessoria do Festival de Cinema de Vitória