11º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero recebe inscrições até 29 de julho

14/06/2016 - 10:26  •  Atualizado 14/06/2016 10:26

Estão abertas as inscrições para o 11º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, um concurso de redações, artigos científicos, projetos pedagógicos e ações educacionais na área das relações de gênero, mulheres e feminismos.

O objetivo do concurso é estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres e sensibilizar a sociedade para tais questões. Os interessados devem fazer sua inscrição até o dia 29 de julho no site www.igualdadedegenero.cnpq.br.

Este ano o prêmio possui seis categorias: Estudante do Ensino Médio – redações; Estudante de Graduação e Graduada(o) – artigos científicos; Estudante de Mestrado e Mestra(e) – artigos científicos; Estudante de Doutorado e Doutora(or) – artigos científicos; Escola Promotora da Igualdade de Gênero – projetos e ações pedagógicas desenvolvidos em escolas de nível médio; e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação – projetos e ações para a promoção da igualdade de gênero.

A premiação, dependendo da categoria, será em dinheiro, laptop, tablet ou selo comemorativo. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) também pode conceder uma bolsa de estudo no país para desenvolver o projeto para as seguintes categorias: Estudante do Ensino Médio; Estudante de Graduação e Graduado; Estudante de Mestrado e Mestre; e Estudante de Doutorado e Doutor.

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foi instituído em 2005 pela Secretaria de Política das Mulheres (SPM-PR), por meio do Programa Mulher e Ciência, em parceria com o CNPq; a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secadi/MEC); a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC); e a ONU Mulheres.

Texto: Betina Hatum (bolsista de projeto de Comunicação)