Ufes terá ponto de vacinação e testagem para a covid-19 a partir desta segunda, 18

14/10/2021 - 16:52  •  Atualizado 18/10/2021 13:34

A partir da próxima segunda-feira, 18, o campus de Goiabeiras da Ufes será um dos novos pontos de apoio para o enfrentamento à covid-19. Em parceria com a Secretaria de Saúde do Governo do Espírito Santo e a secretaria municipal de Saúde de Vitória, serão disponibilizados espaços para vacinação e, também, para realização de testes que detectam a presença do coronavírus. O serviço gratuito funcionará de segunda a sexta e atenderá tanto a comunidade universitária quanto a população em geral.

De acordo com o reitor da Ufes, Paulo Vargas, a instalação dos pontos de vacinação e testagem no campus de Goiabeiras é mais uma iniciativa e uma colaboração da Universidade para o combate à pandemia de covid-19, e também contribui para que a Ufes continue caminhando para o restabelecimento seguro de suas atividades presenciais. O reitor informou que serão atendidas nessa unidade a comunidade universitária do campus de Goiabeiras e de Maruípe, e que está em entendimentos com a Secretaria de Saúde para a instalação de um outro ponto de apoio no campus de Alegre.

O secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, explicou em coletiva realizada na última segunda-feira, 10, que os novos pontos de apoio, entre os quais o da Ufes, compõem a “estratégia de saúde pública que irá persistir na orientação e na testagem em massa, sem a necessidade de avaliação médica”.

Testagem

Na entrada do Teatro Universitário, das 8h às 16h, serão realizados os testes para o exame RT-PCR, feitos por coleta de swab. Para fazer o teste, o interessado deverá fazer o agendamento online no endereço eletrônico https://agendamento.saude.es.gov.br/agendamentoonline/, com login e senha de cadastro no Acesso Cidadão, do governo do Estado. Após o agendamento, basta comparecer no dia e horário marcados e realizar o teste gratuitamente. A testagem pode ser feita por livre demanda, sem a necessidade de avaliação médica ou a presença de sintomas. O resultado do exame será liberado ao cidadão em até 48 horas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES).

Vacinação

O serviço de vacinação no posto da Ufes é destinado a pessoas com 18 anos ou mais que ainda não se vacinaram e também para aquelas pessoas que receberam a primeira dose da vacina Coronavac há 28 dias ou mais. Não será necessário agendar a vacinação. O atendimento será por ordem de chegada.

O ponto de vacinação funcionará a partir da próxima segunda-feira, 18, até sexta-feira, 22, das 9h às 16h, na entrada do Cine Metrópolis. Além da comunidade escolar também serão atendidas as demandas externas. A expectativa é vacinar 600 pessoas por dia, com distribuição de senha. A vacinação será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), Sesi e Unimed.

No momento da vacinação deve ser apresentado documento com foto. Para aqueles que forem tomar a segunda dose, também é necessário apresentar o comprovante da primeira.

Texto: Camila Fregona, com informações do governo do ES e da Prefeitura de Vitória
Foto: Freepik