Professores e egressas de Ciências Contábeis são premiados em evento nacional

20/12/2022 - 19:29  •  Atualizado 22/12/2022 15:33

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCON) da Ufes comemora três premiações anunciadas durante o XVI Congresso da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT), realizado na cidade de Foz do Iguaçu (PR) no início de dezembro. São dois prêmios por artigos produzidos nas áreas de Mercado Financeiro e de Capitais, e de Contabilidade Financeira e Finanças, e outro prêmio de avaliador de artigos para a revista Advances in Scientific and Applied Accounting (Avanços em Contabilidade Científica e Aplicada), editada pela ANPCONT.

“Essas são importantes premiações em nível nacional e demonstram a qualidade da nossa graduação e do nosso PPG, [o quanto estamos] contribuindo para a área de Ciências Contábeis”, afirma o professor Vagner Antônio Marques, coordenador do PPGCON-Ufes.

Ele também destacou a coautoria de ex-alunas da Universidade em um dos trabalhos premiados: “A participação de egressas da pós-graduação e graduação é outra evidência do impacto positivo na formação que nossos alunos recebem”.

Risco e retorno

A Falácia do Paradoxo: uma Análise do Binômio Risco-Retorno no Mercado de Capitais Brasileiro é o título do artigo premiado na categoria Mercado Financeiro e de Capitais entre as publicações de 2021 da revista Advances. O trabalho foi escrito pelo professor Marques junto com Bethânia Costa, egressa do curso de Ciências Contábeis, e Mariana Lopes e Sarah Waichert, ex-alunas do PPGCON/Ufes. A escolha do artigo leva em conta quantidade de acessos, leitura e download do texto.

“O artigo apresenta evidências de que a relação risco e retorno nos investimentos é positiva, como prediz a moderna teoria de finanças, sugerindo que a ideia de que existe um paradoxo, como proposto por Bowman, é falaciosa”, comenta o professor sobre o trabalho premiado.

O segundo prêmio, também recebido por Marques, foi de melhor avaliador da área de Mercado Financeiro de Capitais. Essa premiação considera a qualidade do trabalho feito pelo profissional que recebe os artigos submetidos à publicação na revista e a quantidade de textos que passam pelo crivo do avaliador.

Lucros futuros

O professor licenciado do PPGCON/Ufes José Elias Almeida recebeu o prêmio de melhor artigo da área Contabilidade Financeira e Finanças apresentado no XVI Congresso da ANPCONT. Ele assinou o texto Desvendando a associação entre ESG e previsões dos analistas em coautoria com os colegas Dante Viana Jr., da Fucape, e Devendra Kale, da University of Rhode Island (EUA).

“O artigo analisa como as iniciativas de ESG, sigla que ficou famosa pelos pilares Ambiental, Social e de Governança [Environmental, Social and Governance], afetam a previsão dos analistas financeiros nos Estados Unidos. O estudo traz muitos insights para profissionais da área de ESG, analistas e acadêmicos, pois, se o ESG afeta a expectativa futura dos analistas sobre as vendas e lucros futuros, também deve afetar como o investidor institucional, as pessoas físicas e os credores interpretam os números das empresas hoje sobre a capacidade de elas gerarem lucros no futuro”, afirma Almeida.

Na foto acima, José Elias Almeida (à esquerda); o presidente da ANPCONT, Edilson Paulo (ao centro); e Dante Viana Jr.

Texto: Sueli de Freitas