PDI 2021-2030: retomada das atividades acontece nesta segunda, às 14 horas

16/10/2020 - 19:27  •  Atualizado 22/10/2020 15:15

O processo de construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufes para o período de 2021 a 2030 será retomado na próxima semana. Na segunda-feira, 19, o canal Ufes Oficial no YouTube transmitirá ao vivo, às 14 horas, a sessão on-line que marca o reinício dos trabalhos.

O evento, que é aberto à comunidade universitária e ao público externo, contará com a presença do reitor Paulo Vargas e do vice-reitor Roney Pignaton. Na ocasião, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufes, Rogério Faleiros, tratará dos próximos passos do PDI/Ufes enquanto a diretora de Planejamento do Departamento de Gestão Estratégica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Monique Bayestorff, abordará A importância dos Planos de Desenvolvimento Institucionais para as universidades.

O PDI é uma exigência do Ministério da Educação e o documento para o período 2021/2030 deve estar validado e aprovado até 31 de dezembro deste ano. O plano anterior (2015/2019) teve a vigência prorrogada até o fim de 2020, devido à COVID-19. O professor Rogério Faleiros, que também é coordenador do comitê central do PDI – presidido pelo reitor Paulo Vargas –, observa que, sem esse documento, as universidades enfrentam limitações no âmbito da  gestão. Segundo ele, podem ocorrer dificuldades, por exemplo, em relação aos credenciamentos e avaliações institucionais. “É importante que o PDI seja um documento construído coletivamente e que expresse os anseios da  comunidade universitária e da sociedade”, ressalta o pró-reitor.

Participação

A elaboração do terceiro Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufes foi iniciada no segundo semestre de 2019, quando, em um processo de escuta e diálogo realizado por meio de enquetes com a comunidade acadêmica, foram somadas mais de 10 mil manifestações, com abordagens sobre fragilidades e potencialidades. A partir de tais contribuições, foram definidas a missão, a visão e os valores da Universidade, na perspectiva estratégica para esta década.

Na etapa atual, segundo Rogério Faleiros, a proposta é a de buscar definições quanto aos desafios institucionais, elaborando os objetivos, a metodologia, as metas e os indicadores. “Essa capilaridade das discussões é que vai garantir a aderência do PDI à identidade institucional da Ufes”, acentua. Ele observa também que é muito importante a participação da sociedade nesse processo, o que inclui o governo do estado, as prefeituras, as entidades de classe, as organizações não governamentais, os movimentos sociais, as associações, os coletivos, entre outros segmentos.

A partir desta próxima semana, ocorrem as reuniões nos centros de ensino da Universidade. A primeira sessão on-line do comitê executivo do PDI será na quarta-feira, 21, às 9 horas, no Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), do campus de Alegre, sul do estado. Já na sexta-feira, 23, a reunião será às 10 horas, no Centro Tecnológico (CT), no campus de Goiabeiras. Os encontros acontecerão em todos os 11 centros da Ufes, até o mês de novembro, conforme calendário abaixo. As reuniões ampliadas com os conselhos departamentais dos centros terão a participação de professores, técnicos-administrativos e deestudantes.

CALENDÁRIO DE REUNIÕES
Centro de ensino Data Horário