Cônsul canadense ministra palestra à comunidade acadêmica e se reúne com reitor da Ufes dia 28

23/07/2021 - 16:22  •  Atualizado 27/07/2021 17:36
A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes promove na terça-feira, 27, às 15h30, a palestra virtual As relações Brasil e Canadá e a política externa feminista do Canadá, que será proferida pelo cônsul geral daquele país no Rio de Janeiro, David Verbiwski.

A palestra é aberta à comunidade universitária e será transmitida pelo Google Meet. Para participar, é necessário fazer a inscrição até segunda-feira, 26, no link https://bit.ly/palestra_canada. O evento é uma iniciativa do Consulado do Canadá, em comemoração aos 80 anos de relações diplomáticas com o Brasil.

Na quarta-feira, 28, às 10 horas, o cônsul David Verbiwski terá uma reunião virtual o reitor Paulo Vargas. O objetivo é estreitar as relações já existentes e estudar a possibilidade de novos acordos de cooperação acadêmica, científica e cultural entre a Ufes e as diversas instituições canadenses.

Currículo

O cônsul David Verbiwski é bacharel em Física pela Universidade Bishop/Quebec/Canadá. Atuou no setor privado na Indonésia e de recursos naturais no Canadá antes de ingressar na carreira diplomática, em 2001. Desde então, ocupou diversos cargos no exterior, incluindo o de comissário de comércio em Jacarta, na Indonésia; gerente do programa comercial em São Paulo; comissário regional de comércio sênior para a África Oriental em Nairóbi, no Quênia; e conselheiro comercial em Havana, Cuba. Até assumir o Consulado no Rio de Janeiro, Verbiwski atuou como vice-diretor responsável por conformidade nuclear e cooperação na Divisão de Não Proliferação e Desarmamento em Ottawa/Canadá.

Matéria atualizada em 27 de julho de 2021.

Texto: Jorge Medina