Pró-Reitoria de Administração (Proad)

A Pró-Reitoria de Administração (Proad), por sua natureza, faz interface com todos ambientes organizacionais da Ufes, e busca tornar viáveis as ações de suporte à gestão, para que as missões finalísticas voltadas ao ensino, a pesquisa e a extensão, bem como demandas de interesse mútuo entre a instituição e a sociedade sejam realizadas com qualidade. Os ambientes organizacionais diretamente vinculados à Proad são: Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF), Departamento de Administração (DA), Departamento de Contratos e Convênios (DCC), Gráfica Universitária (Grafun), Serviço de Telefonia (Setel), Arquivo e Protocolo.

Pró-Reitor: Prof. Teresa Cristina Janes Carneiro

Telefone: +55 (27) 4009-2238 | 4009-2240
Fax: +55 (27) 4009-2243
Email: proad [at] reitoria [dot] ufes [dot] br
Sítio: www.proad.ufes.br

Departamento de Administração (DA)

É responsável pelas contratações de bens e serviços, pelo recebimento, guarda e distribuição dos materiais adquiridos bem como do controle patrimonial dos bens móveis e imóveis da Ufes. São setores do DA: direção, as divisões de material, de patrimônio, de licitação, e de importação, o setor do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), secretaria administrativa, e as seções de registro de preços, de especificação e pesquisa, de compras, de almoxarifado, de movimentação de bens e relatórios contábeis, e a de controle patrimonial.

Diretor: Renato Fraga
Telefone: +55 (27) 4009-2318
Email: diretor [at] da [dot] ufes [dot] br

Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF)

Tem por finalidade o desempenho de atividades de gestão, de orientação, execução, coordenação e controle das operações de natureza orçamentária, financeira e contábil da universidade. Compete ao diretor do DCF planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades relacionadas à execução orçamentária, financeira e contábil da Ufes. As principais atribuições do DCF, destacadas por divisões, são as seguintes: Divisão de Programação Orçamentária, Divisão de Administração Financeira, e Divisão de Contabilidade.

Diretor: Ronaldo de Sá Drews
Telefone: +55 (27) 4009-2280 | 4009-2284
Email: dcf [at] reitoria [dot] ufes [dot] br

Departamento de Contratos e Convênios (DCC)

Órgão executivo responsável pela gestão da política de parcerias da universidade e expedição de normas para elaboração, registro e controle dos contratos e convênios da Ufes. Responsável, também, pela assessoria aos órgãos, unidades acadêmicas e administrativas. Compõe a estrutura do DCC: Direção, Secretaria Administrativa, Divisão de Contratos e Convênios, Divisão de Controle Físico-Financeiro e de Prestação de Contas, e Divisão de Apoio Administrativo.

Diretor: Hélcio Ferreira Pinto
Telefone: +55 (27) 4009-2232
Email: dcc [at] reitoria [dot] ufes [dot] br

Gráfica Universitária

Coordena e executa as veiculações de Mídia Legal em órgãos de comunicações privados e as publicações de todas as Matérias Legais da Ufes no Diário Oficial da União. Atualmente, coordena e produz a maioria dos impressos de que a Ufes necessita para a divulgação dos eventos por ela realizados. Por meio de contratos com gráficas privada, produz também os livros e as revistas editoradas pela Editora da Ufes (Edufes). O setor atende toda a comunidade universitária, sempre que há necessidade do uso de materiais relacionados com produção gráfica. A Gráfica Universitária é composta da seguinte estrutura organizacional: Direção, Secretaria Geral, Setor de Design, Laboratório de Gravação de Chapas, Seção de Impressão em Off Set, Seção de Encadernação, Corte, Vinco, Laminação e Numeração, e Núcleo de Publicações Oficiais.

Diretor: Romildo Alves Moreira
Telefone: +55 (27) 4009-2392 | 4009-2390 | 4009-2389
Email: agex [at] npd [dot] ufes [dot] br

Sistema de Arquivos (SIARQ)

É constituído de Coordenação, Seção de Protocolo e Seção de Arquivo Geral.

Tem como objetivos implantar, coordenar e controlar as atividades de gestão de documentos de arquivo em seu âmbito de atuação e de seus seccionais. Gerenciar tecnicamente os procedimentos de avaliação e de arquivamento dos documentos de valor intermediário e permanente.

Coordenadora do SIARQ: Maria Aparecida Rosemberg
Telefone: +55 (27) 4009-2380
E-mail: aparecida [dot] rosemberg [at] ufes [dot] br

Chefe da Seção de Protocolo Geral: Carlos Couto Meirelles Junior
Telefone: +55 (27) 4009-2297
E-mail: siarq [dot] protocolo [at] yahoo [dot] com [dot] br

Chefe do Arquivo Geral: Cássia Gisele de Morais Rizzo
Telefone: +55 (27) 4009-2247 | 4009-2249 | 4009-2242
E-mail: siarq [dot] arquivo [at] yahoo [dot] com [dot] br

Sistema de Telecomunicações (Setel)

Compete ao Serviço de Telecomunicações (Setel): Manter operante e ininterrupto as comunicações de voz do sistema telefônico dos Campi da Ufes e destes com a comunidade externa; manutenção do sistema de radiocomunicação, utilizado pela Vigilância Universitária/PU, DSG/PU, DOM/PU e SETEL/PROAD; instalação e manutenção em sistemas de Alarme Eletrônico. Compõe o Setel: Seção de Telecomunicações, Seção Técnica, e Seção Administrativa do Sistema de Telecomunicações.

Diretor: Elias Aguiar Corrêa
Telefone: +55 (27) 4009-2239