Cia de Dança Andora faz apresentação gratuita nesta terça, dia 1º

31/03/2014 - 16:14  •  Atualizado 03/04/2014 10:56

Por Julia Grillo (*), com foto do Arquivo Andora

A Cia de Dança Andora, da Ufes, representará o Brasil no Festival Internacional de Folclore do Concelho de Almeirim, em Portugal, entre os dias 18 e 25 de abril. Mas, antes disso, o público capixaba poderá apreciar uma apresentação do grupo nesta terça-feira, dia 1º de abril, no Teatro Universitário.

O espetáculo “Brasil e os Rituais de Liberdade” acontece às 19 horas. A entrada é franca.

O Festival Internacional de Folclore do Concelho de Almeirim está em sua quarta edição e já contou com a presença de representantes de várias regiões do mundo, configurando-se como um importante movimento de preservação e intercâmbio cultural através das danças, línguas e costumes.

O grupo Andora, que participa pela segunda vez do evento, vai mostrar ao público danças típicas da cultura popular e do folclore de algumas regiões do Brasil. Do Nordeste vem o maracatu, o baião e o xaxado. Depois, o grupo passa pela história do samba, dos terreiros baianos para os salões, a malandragem carioca e, por fim, as escolas de samba.

O grupo

A Companhia de Dança Andora Ufes, também denominada Grupo Para-folclórico Andora, nasceu de um projeto de ensino, pesquisa e extensão da Ufes, sediado no Centro de Educação Física e Desportos. O grupo tem como objetivo a formação de professores para atuação direta no ensino do folclore em escolas e comunidades.

Atualmente, a companhia é constituída por 22 membros, entre músicos, dançarinos e equipe técnica que são, em sua maioria, estudantes de graduação e pós-graduação, professores da Ufes e da rede estadual de educação.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionado por Thereza Marinho