Núcleo de Prática Jurídica (NPJ)

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), antigo Escritório Modelo do Curso Jurídico da UFES, é um órgão vinculado ao Departamento de Direito que realiza programas de atendimento à comunidade, cursos de extensão, seminários jurídicos, assessoramento técnico e projetos de pesquisa jurídica.

O escritório do NPJ fica situado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Pela manhã, funciona o atendimento de Direito de Família e Direito Civil geral, em especial, por defensores públicos estaduais e estagiários; pela tarde, há atendimento do Juizado Especial Cível Estadual, inclusive atividades cartorárias desse juízo, funcionando para conciliações e abertura de processos).

Por meio do NPJ o curso de Direito oferece à comunidade os seguintes serviços:

1. Assistência jurídica gratuita (com representação judicial ou extrajudicial de interesses) a professores, alunos e funcionários da Ufes, bem como à comunidade externa, na área de Direito de Família;

2. Orientação em metodologia da pesquisa, inclusive em elaboração de monografia jurídica, a alunos de Direito e de outras áreas de conhecimento;

3. Orientação jurídica gratuita (atendimento sem representação judicial ou extrajudicial de interesses) a professores, alunos e funcionários da UFES e à comunidade externa nas áreas de:

- Direito do consumidor (Procon/Ufes)
- Direito eleitoral
- Direito penal
- Direito administrativo
- Direito ambiental e da energia
- Direito da Micro e pequena empresa
- Direito trabalhista
- Previdência social
- Direitos humanos

4. Prestação de serviços de assessoramento técnico-jurídico, por meio de projetos de extensão, administrados financeiramente pela FCAA–Ufes

5. Orientação especial a interessados da Ufes (alunos, professores e funcionários ou órgãos da Universidade), às câmaras municipais e à Assembléia Legislativa do estado, em processo legislativo e técnica de elaboração de normas, regimentos, estatutos, contratos, convênios, etc.

6. Organização de congressos, seminários e eventos similares na área de Direito e outras afins

7. Orientação sobre estágio profissional em Direito, bem como em outros campos profissionais (neste caso, sobre a legislação pertinente), a alunos da Ufes e de outras instituições

8. Orientação vocacional, divulgando em escolas secundárias em geral, bem como em cursos pré-vestibulares, as carreiras jurídicas (advocacia, defensoria pública, magistratura, ministério público, carreiras políticas, etc.)

Telefones: