Hucam realiza campanha do Dia Mundial do Rim nesta quinta

12/03/2014 - 09:33  •  Atualizado 13/03/2014 18:17

Por Jorge Medina

Com o slogan “O rim envelhece, assim como nós!”, o Serviço de Nefrologia do Hospital Universitário (Hucam) realiza nesta quinta-feira (13), a campanha do Dia Mundial do Rim. O objetivo é prevenir e diagnosticar, precocemente, as doenças reais. Durante todo o dia, médicos nefrologistas, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos e alunos dos cursos de Medicina e Nutrição atenderão, gratuitamente, a população.

O Hucam participa desde 2006 desta campanha, que é promovida pela Sociedade Internacional de Nefrologia e pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), em virtude dos dados alarmantes de aumento da incidência e prevalência da Doença Renal Crônica (DRC) em todo o mundo. Indivíduos com diabetes, hipertensão arterial sistêmica, bem como parentes de portadores de doença renal são considerados pacientes de risco elevado, cuja progressão pode ser retardada quando a lesão renal é detectada precocemente.

“Esperamos com a campanha conscientizar a população em geral, especialmente a população idosa, bem como autoridades sanitárias e profissionais da saúde, sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças renais e suas principais causas”, ressalta a nutricionista do Hucam Verônica de Carvalho Barbosa.

Várias atividades estão programadas, como distribuição de água, material informativo e palestras. Mais informações pelo telefone 3335-7094.

Programação:

- Hucam – das 7 às 11h e das 13 às 17h
Distribuição de água mineral, material informativo e orientações sobre prevenção de doença renal.

- Praia de Camburi/Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) – Das 7 às 11h
Distribuição de água mineral, material informativo, avaliação antropométrica, orientação nutricional e orientações sobre prevenção de doença renal.

- Centro de Convivência para Terceira Idade, no bairro  Maria Ortiz, em Vitória – Das 14 às 17h
Palestra sobre prevenção de Doença Renal, distribuição de agua mineral, material informativo, avaliação antropométrica e orientação nutricional para os idosos do Centro de Convivência.