Publicada 19ª edição da revista Farol, do Programa de Pós-Graduação em Artes

21/08/2018 - 14:03  •  Atualizado 23/08/2018 10:32

O Programa de Pós-Graduação em Artes da Ufes (PPGA) divulga o novo número da Revista Farol, periódico editado pelo Laboratório de Extensão e Pesquisa e Artes (Leena) e pelo Laboratório de Pesquisa em Teorias da Arte e Processos em Artes (LabArtes).

Nesta edição, o professor Jacinto Lageira, catedrático de Estética e Filosofia de Arte na Universidade Paris 1 Panthé-on-Sorbonne, apresenta um ensaio sobre as camadas de imagem da fotografia. Artigos abordam ainda outras questões relacionadas à imagem, como a comparação entre a fotografia e as pinturas de paisagens renascentistas.

Em sua seção temática, a Revista traz investigações sobre processos de criação. "Os estudos que se seguem demarcam pensamentos pessoais e institucionais sobre a mente criadora em ação. Seja no olhar do artista sobre si e sobre seu processo, seja no olhar do investigador externo, aquele que estuda a mente do artista no seu ato gerador, seja nos processos institucionais, que pensam o museu como organismo criador de mediações e possibilidades, seguimos em busca de desvelar esse aparente caos que move a mente criadora", afirmam os editores, os professores da Ufes Cecília Salles e José Cirillo e o docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Edson Pfützenreuter.

Já a seção de artigos percorre aspectos relacionados à imagem, que vão desde a imagem fotográfica até assuntos como “imagens imaginadas” e materialidades.

A Revista Farol é uma publicação semestral do PPGA e busca disseminar a produção teórica sobre arte moderna e contemporânea, História da Arte e pesquisas relacionadas a esses campos. O periódico aceita submissões em fluxo contínuo.

A edição atual pode ser acessada no link: http://periodicos.ufes.br/farol/issue/view/n.%2019

Texto: Lídia Neves

Edição: Ana Paula Vieira