Grupo de trabalho elabora capacitação para policiais que atuarão na Ufes

08/08/2018 - 17:40  •  Atualizado 15/08/2018 10:30

Um grupo de trabalho conjunto foi criado na Ufes com o objetivo de elaborar os cursos de capacitação em Direitos Humanos que serão ministrados para os policiais da reserva que atuarão nos campi da Universidade.

O grupo, criado por iniciativa da Reitoria, é formado por dois professores e dois servidores técnico-administrativos da Ufes, além de três policiais militares (veja abaixo quem são os membros).

O policial que vai coordenar o grupo que atuará na Ufes também será escolhido pela Reitoria, com a concordância do comando da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).

Em paralelo, já teve início o processo de seleção dos policiais da reserva por parte da PM. A seleção inclui exames médicos, físicos e psicológicos, além de análise do histórico funcional do candidato.

“O processo já está em andamento, mas não é imediato, pois trata-se de uma seleção criteriosa. Depois da capacitação, que deve ocorrer nos meses de agosto e setembro, os policiais assumirão a vigilância dos campi, em substituição aos vigilantes terceirizados. Até lá, o contrato com a empresa de vigilância terceirizada será mantido”, explica o reitor Reinaldo Centoducatte.

Sobre o convênio

O convênio firmado entre a Ufes e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e da Polícia Militar (PMES), tem como objetivo principal disponibilizar e treinar militares da reserva remunerada para atuação nos campi da Ufes, mas o documento prevê que outras ações podem ser realizadas em parceria, como a oferta de cursos para policiais militares.

O convênio prevê a cooperação entre a Sesp e Universidade pelo prazo inicial de dois anos, podendo ser renovado posteriormente por interesse das partes.

Além de aumentar o contingente de segurança nos campi, esta iniciativa vai possibilitar uma economia para a Universidade de mais de R$ 3 milhões anuais, se comparado ao contrato de vigilância terceirizada.

“Esse convênio também muda nossa lógica de segurança, priorizando não apenas a segurança do patrimônio, mas principalmente a segurança das pessoas”, destaca o reitor.

Veja quem são os membros que compõem o grupo de trabalho:

- Gelson Silva Junquilho – coordenador (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania)
- Renato Carlos Schwab Alves – sub-coordenador (Prefeitura Universitária)
- Alexandre Severino Pereira - membro (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas)
- Brunela Vieira de Vincenzi – membro (Comissão de Direitos Humanos da Ufes)
- Marcos Almeida de Oliveira – membro (Major da PMES)
- Adriana Bravin Tome – membro (Capitão da PMES)
- Clara Adriana da Fraga – membro (Capitão da PMES)

Texto: Thereza Marinho