Setembro amarelo

Como ingressar nos cursos presenciais de graduação

Vestibular

A principal via de acesso aos cursos de graduação da Ufes é por meio do processo seletivo, o VestUfes, que é realizado uma vez ao ano e é destinado a quem já concluiu ou está concluindo o ensino médio.

Eventualmente a Universidade realiza processos seletivos extraordinários, para o preenchimento de vagas remanescentes ou de cursos novos.

Na Ufes, a Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV) é a responsável pelos processos seletivos, da elaboração à aplicação e correção das provas, e toda a operacionalização do VestUfes.

A cada edição, todos os editais que regem o VestUfes são publicados no site da CCV e trazem a relação de cursos oferecidos, as vagas, a relação candidato/vaga por curso, os programas, as datas e prazos.

Sítio: www.processosseletivos.ufes.br.

Remoção e reopção de curso

A remoção é para alunos da instituição que desejam mudar de turno ou de um campus para outro. Já a reopção é para aqueles que querem mudar de curso, dentro da própria universidade. Tanto a remoção ou a re­opção dependem da existência de vagas no curso pre­tendido.

Sítio: www.processosseletivos.ufes.br

Transferência

Um aluno matriculado em outra instituição de ensino superior, pública ou privada, pode fazer a opção de transferência para a Ufes. Para isso, terá que se submeter a uma seleção, definida por meio de resolução e executada por uma Comissão Especial de Processo Seletivo.

É preciso, por exemplo, atender a uma exigência de percentual de carga horária em seu curso de origem. Mas o candidato não conseguirá a transferência se tiver constado na instituição de origem que ele abandonou o curso.

Sítio: www.processosseletivos.ufes.br

Novo curso

O processo de novo curso superior oferece a possibilidade de alguém, que já possui diploma de nível superior, concluir outro curso, ingressando na Ufes por meio de um processo seletivo que não o vestibular.

O objetivo é habilitar pessoas que já tenham alguma afinidade com determinada área, que não a de sua formação, obtendo assim mais um título. O processo é aberto a todos que já tenham graduação superior, mesmo que não sejam ex-alunos da Ufes.

Para participar, é preciso ficar atento à publicação do edital público.

Sítios: www.processosseletivos.ufes e www.prograd.ufes.br

Aluno especial

Para fins de enriquecimento cultural a Ufes aceita a matrícula em disciplinas isoladas dos cursos de graduação podendo ser solicitadas pelos portadores de diploma de curso superior e alunos regularmente matriculados em outra IES.
No entanto, por não possuir vínculo com nenhum dos cursos de Graduação, o Aluno Especial fica restrito a alguns dos serviços referentes à emissão de documentos, como por exemplo, Atestado de Matrícula e Carteira de Estudante.
Requerimento de matrícula O requerimento de matrícula será feito no Departamento que oferece a disciplina, em formulário próprio, no prazo estabelecido no Calendário Acadêmico. Cabe ao Departamento que oferece a disciplina decidir quanto à aceitação da matrícula e informar a Pró-Reitoria de Graduação sobre o deferimento do pedido. Obs.: Caso o requerente solicite disciplinas de departamentos diferentes (adm, cso, ...) ele deverá preencher o formulário em cada departamento específico.
Autorização de matrícula Em seguida, no período estabelecido pelo Calendário Acadêmico, o requerente deverá comparecer à ProGRAD para receber sua autorização de matrícula.
Matrícula Após o cadastramento na ProGRAD o requerente receberá uma senha para acessar o Portal do aluno, no sítio eletrônico www.ufes.br e matricular-se no período estabelecido pelo Calendário Acadêmico. Formalizada a matrícula, o requerente deverá aguardar a confirmação de matrícula para ser caracterizado com Aluno Especial. A confirmação será disponibilizada no Portal do Aluno.
Informações gerais O aluno especial poderá obter até seis matrículas em disciplinas isoladas podendo cursá-la em um ou mais semestres. O aluno deverá requerer a disciplina no semestre em que for cursá-la. O aluno especial receberá histórico escolar próprio a título de comprovante de aproveitamento.

Sítio: www.prograd.ufes.br