Serviço de Geriatria do Hucam promove palestras para cuidadores de idosos

10/08/2018 - 11:04  •  Atualizado 15/08/2018 10:30

“Prevenção de quedas e adaptações ambientes” é o tema do 5º módulo do Ciclo de Palestras para cuidadores de idosos. O evento acontece neste sábado, 11 de agosto, das 8h30 às 10h30, na sala 5, do prédio do auditório Rosa Maria Rêgo Paranhos, no campus de Maruípe.

O objetivo é capacitar cuidadores sobre formas adequadas para um envelhecimento saudável, zelando pela integridade física, moral e emocional e garantindo qualidade de vida à população idosa.

O evento é promovido pelo Serviço de Geriatria e Gerontologia do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam). As inscrições são gratuitas e os participantes recebem certificado pela participação em cada módulo.

Estatística

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no dia 25 de julho deste ano, a população idosa acima de 60 anos vai dobrar até o ano de 2042. A projeção do Instituto é que em 2042, a população brasileira atinja 232,5 milhões de habitantes, sendo 57 milhões de idosos, representando 24,5% da população.

O ciclo começou em abril deste ano e conta com palestras com diversos profissionais da área da saúde, como geriatras, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogos e técnicos de enfermagem. (Veja abaixo a programação dos próximos módulos).

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3335-7154.

Conheça a programação dos módulos seguintes:

- 15 de setembro – Módulo 06 - Abordagem ao idoso portador de demência e o papel da equipe multidisciplinar.

- 20 de outubro – Módulo 07 - Cuidados básicos aos idosos (hidratação, uso de medicamentos e cuidados para evitar lesões por pressão).

- 10 de novembro – Módulo 08 - Abordagem nutricional e avaliação da deglutição.

- 08 de dezembro – Módulo 09 - Abordagem multiprofissional dos cuidados ao fim da vida e encerramento das palestras.

Texto: Jorge Medina