Setembro amarelo

Começa quinta-feira, 16, o I Festival de Cinema de Santa Teresa

A cidade de Santa Teresa, na região serrana do estado, realiza entre os dias 16 e 18 de agosto o I Festival de Cinema de Santa Teresa (Fecsta). Contando com apoio da Ufes, por meio da Secretaria de Cultura, o evento vai exibir 35 filmes de curta-metragem produzidos no Brasil entre 2014 e junho deste ano. Palestras, workshops e rodas de conversas também estão na programação. As exibições dos filmes acontecem em praça pública e também em sessões fechadas, sempre com entrada gratuita.

O Fecsta tem como objetivo apresentar recentes realizações cinematográficas que contribuam para o desenvolvimento dos curtas-metragens quanto sua linguagem e forma de produção, além de promover o intercâmbio e estimular o desenvolvimento da produção audiovisual no estado. Esta edição traz a 1ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas-Metragens, na qual os filmes serão divididos nas categorias ficção; animação; documentário; filmes ambientais; e híbridos.

A abertura do festival vai contar com cortejo de música e poesia. O longa-metragem Punhal, da idealizadora e organizadora geral do Fecsta, Luiza Lubiana, vai abrir a 1ª Mostra Competitiva. A mostra “Passa na Praça que a Tela te Abraça” vai exibir filmes com censura livre na Praça Duque de Caxias; já na mostra “Frenética”, que vai acontecer no Auditório da Secretaria de Turismo e Cultura de Santa Teresa, serão apresentados filmes com classificação etária pré-definida, em sessão fechada. O escritor capixaba Eduardo Madeira vai lançar seu livro Bichos que Habitam Frestas durante um coquetel com degustação de vinho, restrito a convidados.

Fecsta em números

Cineastas de 18 estados brasileiros, dentre os quais Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará, Bahia, Mato Grosso e Distrito Federal, enviaram 367 filmes nos 45 dias em que as inscrições estiveram abertas. Os 35 curtas selecionados, com duração de 30 minutos cada, serão exibidos na Mostra Competitiva e vão receber troféus de Melhor Filme; Melhor Ator/Atriz; Melhor Edição; e Melhor Direção de Arte. O Melhor Filme, eleito pelo Júri Técnico, recebe, ainda, um prêmio de R$ 1.000,00. Os cineastas selecionados terão hospedagem e alimentação durante o evento e vão desfrutar de um passeio por vários pontos turísticos.

“A cidade, investindo no festival, agrega valor ao turismo e incentiva a arte e a cultura", afirma Luiza Lubiana. Sobre o apoio da Ufes, ela destaca: “Cinema também é entretenimento e revolução. A Ufes, como instituição que ajuda a formar pessoas com pensamentos próprios, tem tudo a ver com o espírito do festival”.

O I Festival de Cinema de Santa Teresa é uma realização da Satírica Filmes e da Secretaria de Turismo e Cultura de Santa Teresa.

Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.