Documentário sobre pesquisa da Ufes é finalista de premiação nacional

17/07/2018 - 07:43  •  Atualizado 31/07/2018 11:39
Compartilhe

O documentário "C (Elas)", parte da primeira fase do projeto de pesquisa "Clausuras - territórios e sentidos dos claustros femininos", vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Ufes, é um dos 19 curta-metragens finalistas do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, organizado pela Academia Brasileira de Cinema.

O documentário de 18 minutos faz uma reflexão sobre a maternidade no ambiente prisional do Espírito Santo, abordando a rotina de mulheres que vivem em regime de privação de liberdade na Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC) e os dilemas das grávidas e mães recentes em relação a  permanecer com o filho recém-nascido ou mandá-lo para casa aos cuidados de familiares. Clique aqui para assistir ao filme C(Elas). Todos os curtas finalistas do Grande Prêmio Brasil estão disponíveis na página http://portacurtas.org.br.

O documentário e as pesquisas sobre maternidade e cárcere foram tema de reportagem da 8ª edição da Revista Universidade (clique aqui para acessar).

Sobre o prêmio

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é uma premiação anual organizada pela Academia Brasileira de Cinema e concedida ao melhor filme estrangeiro e aos melhores do cinema brasileiro em diversas categorias. Este prêmio recebeu o nome de Grande Otelo para homenagear o renomado ator.

O prêmio é organizado e votado pelos próprios profissionais, como forma de a própria classe celebrar o seu trabalho e dar o devido reconhecimento ao talento de seus profissionais.

Este ano, a cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de agosto. O documentário C(Elas) foi dirigido pela professora do Departamento de Comunicação Social Gabriela Santos Alves.

 

Texto: Lidia Neves

Edição: Thereza Marinho

Foto: Cartaz do filme - Divulgação / C(Elas)