Ufes recebe Festival de Cinema de Vitória Itinerante nesta sexta, 2

30/01/2018 - 12:34  •  Atualizado 02/02/2018 10:15

O Ano Cultural 2018 da Ufes será aberto nesta sexta-feira, dia 2, às 19h, quando o campus de Goiabeiras recebe a 24ª edição do Festival de Cinema de Vitória Itinerante. O evento, aberto ao público, será realizado no estacionamento do Cine Metrópolis, no Centro de Vivência, com a exibição de quatro episódios da série “Irmão do Jorel”, de Juliano Enrico. A atividade é promovida pela Secretaria de Cultura da Ufes, em parceria com a Galpão Produções e o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), realizadores do projeto.

O secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, destaca que a atração é a primeira ação cultural do ano na Universidade. Segundo ele, a passagem da caravana da arte cinematográfica no campus de Goiabeiras se inclui nas diversas atividades culturais que estão sendo organizadas pela Ufes. O Festival de Cinema Itinerante percorreu, neste mês de janeiro, os municípios de Linhares, Aracruz, Anchieta, São Mateus, e encerra a 24ª edição na Universidade.

A proposta dos idealizadores do festival é percorrer o litoral capixaba durante o verão, apresentando a arte cinematográfica com a exibição de filmes nacionais, todos muito bem recebidos pela crítica especializada e pelo público. O secretário Rogério Borges ressalta que a Ufes mantém uma tradicional parceria que traz para o campus de Goiabeiras, anualmente, o Festival de Cinema de Vitória, com oficinas e o “festivalzinho” sendo realizados no Cine Metrópolis.

O secretário comemora a parceria, que este ano permitiu receber o festival na sua versão itinerante. “O evento abre a Ufes para a comunidade, recebendo um público de todas as idades”, observou. O festival itinerante tem apoio da Caixa, ArcelorMittal, Rede Gazeta e prefeituras das cidades incluídas na programação. A versão itinerante do Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cultura – por meio da Lei de Incentivo à Cultura – e da Petrobras.

Irmão do Jorel

A série “Irmão do Jorel”, de Juliano Enrico, retrata o cotidiano de uma família excêntrica e extravagante da década de 1980. Jorel é o filho do meio, com o cabelo sedoso e bem liso e uma maneira doce e atraente para ganhar meninas, que faz dele o cara mais popular da cidade. No entanto, o show não gira em torno dele, mas em torno de seu irmão mais novo, um garoto tímido e sem nome e sempre chamado de “Irmão do Jorel”. Sendo quase sempre ofuscado pela fama e popularidade de seu irmão mais velho, Irmão do Jorel tenta ganhar sua própria identidade e ser alguém importante da família.

Episódios que serão exibidos:

Em Busca da Felicidade (2017) / Sinopse: Irmão do Jorel viaja de carro pela estrada com as suas avós enquanto estão sendo perseguidos pela polícia e isso pode ser bem perigoso.

Elefante de Porcelana (2017) / Sinopse: durante o trabalho em dupla da escola que a Professora Adelaide pediu no feriado, Lara faz uma grande revelação que choca Irmão do Jorel.

Dormindo, Acordado, Dormindo (2017) / Sinopse: enquanto tenta assistir ao momento exato em que a noite vira dia, Irmão do Jorel não sabe mais se está acordado dormindo ou dormindo acordado.

Eject Especial (2017) / Sinopse: para tirar sua tristeza, Irmão do Jorel quer gravar o último episódio da sua série favorita “Microwave Warriors”, mas para tirar uma fita que estava no videocassete do aparelho de DVD da Vovó Gigi, é preciso apertar o botão “Eject”, mas quando o botão não funciona, Irmão do Jorel aperta o botão Eject Especial e tudo que foi gravado na fita se transporta para a realidade.

Serviço:

Cinema itinerante na Ufes: Episódios da série “Irmão do Jorel”

Local: Estacionamento do Cine Metrópolis/Campus Goiabeiras

Aberto ao público