Servidor do RU obtém o melhor desempenho entre os capixabas na São Silvestre

Quem vê o auxiliar de cozinha Eniosmar Rosa dos Santos trabalhando no Restaurante Universitário (RU) do campus de Goiabeiras não imagina que, por trás do uniforme de trabalho, está um maratonista que, na 93ª Corrida Internacional de São Silvestre, realizada no último dia de 2017, foi o capixaba que melhor desempenho obteve na prova.

Funcionário de uma empresa que presta serviço à Ufes, Eniosmar ficou em 28º lugar na classificação geral.

O maratonista capixaba trabalha no RU há três anos, mas pratica corrida desde criança. “Corro desde os meus 10 anos de idade e aos 17 me profissionalizei. Corro em média 40 quilômetros por semana. Gosto muito do que eu faço e pretendo parar só quando o meu corpo não puder mais. O atletismo me faz sentir mais saudável e preparado para enfrentar os obstáculos do dia a dia”, ressalta o atleta.

Competições

Eniosmar já participou de várias provas de atletismo, locais, nacionais e sul-americanas. Participou de competições no Chile e na Argentina. Só na São Silvestre foram 17 participações. Ao todo, já perdeu as contas do número de competições das quais participou. Em média são 20 competições por ano. A próxima será em março, no estado de Mato Grosso.

“É muito prazeroso e gratificante participar desses eventos. Sempre que corro me sinto mais leve, deixando para trás os problemas e os estresses. Sinto-me feliz quando estou correndo. É uma forma de dizer para mim mesmo que estou no caminho certo”, acrescenta Eniosmar.  

O atleta conta com patrocínio das Lojas Ranking Esportes, da Federação Capixaba de Atletismo (Fecat) e da Academia Popular.

A Corrida de São Silvestre tem um percurso de 15 quilômetros e é um das provas mais antigas da América Latina. Na edição de 2017, mais de 30 mil atletas de vários países participaram.  A vitória entre os homens ficou com o etíope Dawitt Admasu. Entre as mulheres, a vencedora foi a queniana Flomena Cheyech.

 

Texto e foto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.