Vice-reitora da Ufes colabora com publicação da Organização Mundial da Saúde

A professora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e vice-reitora da Ufes Ethel Maciel é a única brasileira a colaborar com a publicação “Pesquisas sobre o custo do paciente com tuberculose: um manual”, lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) neste mês de dezembro. O documento traz orientações sobre políticas e práticas para melhorar a proteção social aos pacientes com tuberculose e as famílias afetadas e, de acordo com a OMS, será utilizado em paralelo a outros mecanismos de vigilância, monitoramento e avaliação e ferramentas de pesquisa operacional para melhorar os cuidados e a prevenção da tuberculose e acabar com a epidemia.

A professora Ethel esteve no grupo de especialistas externos integrantes de uma força-tarefa global que desde 2015 realizava levantamentos sobre custos de pacientes com tuberculose. Eles desenvolveram um protocolo de teste de campo e um instrumento de pesquisa para a condução de pesquisas nacionais. Ethel ajudou na construção do manual ao lado de pesquisadores internacionais de diversas partes do mundo. “O manual é fruto de um trabalho muito gratificante representando o Brasil na força-tarefa da OMS e colocando a Ufes no primeiro manual da Organização sobre Tuberculose”, comemorou a vice-reitora.

Manual

O manual baseia-se nas lições aprendidas com pesquisas realizadas entre 2015 e 2017 e no aconselhamento fornecido pela força-tarefa global sobre levantamentos de custos de pacientes com tuberculose. Ele fornece uma metodologia padronizada para realizar levantamentos transversais para avaliar os custos diretos e indiretos incorridos pelos pacientes com tuberculose e suas famílias. Além disso, fornece recomendações sobre disseminação de resultados, envolvimento entre os setores no diálogo político e ações para modificações efetivas nos modelos de atendimento, suporte ao paciente e intervenções transversais mais amplas.

Clique aqui para acessar a publicação na íntegra. 

Texto: Ana Paula Vieira

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.