Centro de Ciências Exatas recebe equipamentos doados pela Receita Federal

O Centro de Ciências Exatas da Ufes (CCE) recebeu dez microscópios e quatro contêineres doados pela Receita Federal, cujo valor estimado é de R$ 149 mil. A doação foi feita pessoalmente pelo inspetor-chefe da Alfândega do Porto de Vitória, Fabrício Betto, e pelo inspetor-chefe adjunto da Alfândega do Porto de Vitória, Jaques Mauro de Moraes, na tarde desta terça-feira, 19, na sala de reuniões do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Caracterização de Óleos Pesados (LabPetro). Eles foram recebidos pelo diretor do CCE, Eustáquio de Castro, e por professores e pesquisadores da Ufes.

Os microscópios serão utilizados pelos laboratórios de Química de Proteínas, Síntese Orgânica Aplicada, Polímeros e Materiais Carbonosos, além do Núcleo de Estudos da Fotossíntese e Labpetro. Já os conteiners serão utilizados pelo laboratório de Polímeros. Segundo Eustáquio, essa é a primeira vez que o CCE recebe uma doação da Receita Federal. “Somos muito gratos à parceria, pois sabemos como o trabalho da Receita Federal é difícil e delicado. Mas é muito importante, pois quando recebemos o resultado desse trabalho ficamos muito felizes. E também nos colocamos à disposição da Receita Federal no que pudermos ajudar”, destacou o professor.

O inspetor-chefe da Alfândega do Porto de Vitória, Fabrício Betto, disse que é muito gratificante ver o trabalho da Receita Federal contribuir diretamente para a educação e a pesquisa capixabas. “Essa parceria é uma forma prática e concreta de ver o resultado de nossa atuação sendo aplicado. Vivemos para combater o crime contra o erário e, muitas vezes, isso implica na perda da mercadoria. Dessa forma, a lei permite que a doação seja feita e, por isso, estamos aqui”. Visivelmente emocionado, Betto lembrou também que o trabalho de fiscalização acontece com muito sacrifício e esforço de servidores. O inspetor-chefe adjunto da Alfândega do Porto de Vitória, Jaques Mauro de Moraes, completou: “O trabalho da Receita Federal é muito visto nas páginas policiais devido ao combate ao crime e à sonegação. Mas as pessoas não percebem que vai muito além disso. É importante destacar que uma doação como essa, entre tantas que fazemos, faz parte de um trabalho muito importante para a sociedade. A Ufes, por exemplo, vai incrementar suas pesquisas em muitos laboratórios com esse material”. 

A Alfândega de Vitória é parceira da Ufes em outras ações. Um exemplo é o Hospital Universitário, que recebe as doações desde 2007. São equipamentos e materiais diversos apreendidos pela Receita Federal que são redirecionados para o Hospital conforme a necessidade apresentada pela instituição e a disponibilidade das mercadorias. Só em 2014, o Hucam recebeu 340 aparelhos de ar-condicionado e 3,5 milhões de seringas.

 

Texto e foto: Hélio Marchioni

Edição: Ana Paula Vieira

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.