Ufes recebe troféu Amigos da Ressocialização

15/12/2017 - 14:41  •  Atualizado 18/12/2017 13:05

A Ufes foi homenageada nessa quinta-feira, 14, quando recebeu o troféu na categoria “Amigos da Ressocialização” concedido pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), durante a solenidade “Selo Social – Ciclo 2017” realizada no Palácio Anchieta, no centro de Vitória. A Universidade foi reconhecida por atuar como parceira no Projeto Universidade no Cárcere, que propõe a indução, o incentivo e a execução de ações direcionadas às pessoas privadas de liberdade, e aos egressos do sistema prisional e seus familiares.

O diretor do Departamento de Ações Afirmativas e Diversidade da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) Gustavo Henrique Araújo Forde (na foto, ao centro) representou o reitor da Universidade na cerimônia. Em nome da Ufes, ele recebeu a homenagem entregue pelo governador Paulo Hartung. Na solenidade realizada pela Sejus, 57 empresas capixabas receberam o “Selo Social – 2017” como participantes do Programa de Responsabilidade Social e Ressocialização. Sete instituições, incluindo a Ufes, receberam o prêmio “Amigos da Ressocialização”.

O Projeto Universidade no Cárcere, proposto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem como um dos objetivos a prestação de serviços nas áreas de assistência jurídica, psicológica, educação e saúde, assistência social e formação profissionalizante de detentos e seus familiares, e a servidores do sistema prisional. A proposta é aumentar o nível de interação das instituições de ensino superior com a realidade do sistema prisional, por meio do ensino e da pesquisa. Na Ufes, as ações do Pojeto são coordenadas pelas pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa a Pós-graduação (PRPPG) e envolvem iniciativas de várias áreas já desenvolvidas na Universidade. O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Governo do Estado e a Universidade de Vila Velha (UVV) são parceiros da ação.

De acordo com o reitor Reinaldo Centoducatte, a premiação é um reconhecimento à postura adotada pela Ufes na tarefa de reintegrar os detentos, com dignidade, ao convívio social. “Como uma instituição pública de ensino, devemos ter esse compromisso para que possamos avançar na construção de uma sociedade com mais desenvolvimento humano e com mais qualidade de vida”, destacou. “A Ufes é uma instituição que acredita nos processos de reeducação social e participa de todas as iniciativas que buscam valorizar a vida em sociedade”, completou.

Texto: Luiz Vital

Edição: Ana Paula Vieira