Ufes, Ifes e Bombeiros assinam protocolo de intenções

A Ufes, o Instituto Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Ifes) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) assinam protocolo de intenções nesta terça-feira, 12, às 9 horas, no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (LabPetro/Ufes), no campus de Goiabeiras. Após a formalização da parceria, será realizado um workshop com abordagem de diferentes temáticas relacionadas às atividades do Corpo de Bombeiros, e que são objeto de pesquisas por parte de pesquisadores das três instituições.

O protocolo de intenções objetiva o desenvolvimento de pesquisas conjuntas visando a qualificar as atividades do Corpo de Bombeiros em suas rotinas de combate a incêndios de natureza diversa. De acordo com o diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes e coordenador do LabPetro, professor Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, pesquisadores de diferentes áreas de pesquisa participarão do projeto, como a Química, Educação Física, Psicologia, Fisiologia, Biologia, Engenharias, Oceanografia, Estatística, entre outras. 

Durante o workshop, no período da manhã, serão feitas as apresentações de temáticas em diferentes áreas por oficiais do CBMES. À tarde, pesquisadores da Ufes e Ifes apresentarão suas linhas de pesquisa relacionadas às áreas de interesse do Corpo de Bombeiros. Assinarão o protocolo de intenções o reitor Reinaldo Centoducatte, da Ufes; o reitor Jadir José Pela, do Ifes; o comandante-geral do CBMES, coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa; e o professor Valdemar Lacerda Junior, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química, do CCE.   

Veja no arquivo anexado abaixo a programação completa do workshop.

Texto: Luiz Vital
Foto: Lorraine Paixão (estagiária de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.