Internacionalização: Conheça as atividades de profissionais da Ufes no exterior

A participação de profissionais da Ufes em eventos e atividades internacionais a convite, ou por terem seus trabalhos aceitos, é um reconhecimento do novo patamar que a Universidade vem alcançando com seus programas de mestrado e doutorado.

Conheça as atividades que estão sendo desenvolvidas por profissionais da Universidade em outros países, nesta segunda quinzena de maio:

Tecnologias de Comunicação e Robótica

Jair Silva, professor do Departamento de Engenharia Elétrica, foi palestrante na 8ª Conferência e Exposição Internacional sobre Lasers, Óptica e Fotônica, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Segundo o pesquisador, o convite para a apresentação no evento decorre das pesquisas que ele desenvolve na área de tecnologias de comunicações, buscando aumentar ainda mais o alcance de sistema ópticos de longo alcance.

Também do Departamento de Engenharia Elétrica, o professor Teodiano Freire participou do Encuentro Científico Continental, em Huancayo, no Peru. "Minha participação neste evento foi com o intuito de apresentar os recentes desenvolvimentos de pesquisa na área de robótica e tecnologias assistivas, a convite do meu ex-aluno de pós-doutorado, Celso de La Cruz Casaño", afirmou Freire. Durante o evento, o pesquisador da Ufes ministrou a palestra "Claves para Desarrollar Investigación en Ingeniería" e um  minicurso sobre processamento dos sinais cerebrais.

Sustentabilidade

O professor Annor da Silva Junior, do Departamento de Ciências Contábeis, representou a Ufes no XVII Colóquio de Gestão Universitária (CIGU), em Mar del Plata, na Argentina. O CIGU aborda temas como a gestão universitária, a educação superior e as Instituições de Educação Superior. Dentre as atividades realizadas no evento, o pesquisador da Ufes apresentou três trabalhos referentes à sustentabilidade. "Dois artigos estão relacionados a pesquisas survey que foram aplicadas junto aos discentes de administração e de ciências contábeis da própria Ufes. O terceiro artigo é a elaboração de uma proposta de indicadores de sustentabilidade aplicados às Instituições de Ensino Superior", afirmou Silva.

Amizades internacionais

O I Congresso Internacional e V Conferência Internacional de Psicologia, em Lima, no Peru, contou com a participação do professor Agnaldo Garcia, do Departamento de Psicologia Social e Desenvolvimento, que apresentou, na ocasião, duas conferências: "Amizades Internacionais e Integração Latino-Americana" e "Por uma Psicologia Social da Cooperação Internacional". "Esse evento é importante pois com ele avançamos na integração e cooperação na Psicologia latino-americana", ressaltou o pesquisador.

Personalidades da matemática

O professor Moysés Gonçalves Siqueira Filho, do Departamento de Educação e Ciências Humanas, do campus de São Mateus, participou do IV Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Matemática, em Múrcia, na Espanha. "O foco que norteou a investigação foi a identificação de homens e mulheres que, de alguma forma, se destacaram ante o processo ensino-aprendizagem dos saberes matemáticos em diferentes tempos pedagógicos, explicou o pesquisador que apresentou o Trabalho Personagens, ações, tramas que contribuem para a escrita de investigações em História da Educação Matemática.

O evento Séminaire de Clôture du Projet L''ensignemet des Mathématiques à l''école primaire, em em Limonge - França, também contou com a presença do professor Siqueira: "Esse evento trata de um conjunto de pesquisas em andamento, cujo objetivo precípuo circunda identificar e analisar a constituição de um corpo de especialistas na matemática para os primeiros anos escolares, considerando os dirigentes da instrução pública primária e sua atuação na divulgação acerca de saberes elementares de matemática", conclui o pesquisador.

Sistemas digitais

O evento Escola avançada em Sistemas-em-um-Chip completamente programáveis aplicados à Instrumentação Científica (tradução livre), realizado em Trieste, na Itália, contou com a participação do professor  Anibal Cotrina Atencio, do Departamento de Computação e Eletrônica, do campus de São Mateus. "Esse evento teve importância nessa área, porque foram abordados os avances tecnológicos recentes em sistemas digitais, especificamente a tecnologia System-on-chip, aplicados ao processamento de sinais e à instrumentação científica", explicou o professor, que tem como projeto de pesquisa atual o Processamento de sinais fisiológicos, com aplicação em casas inteligentes. 

Modelos iconográficos

A professora Myriam Salomão,  do Departamento de Desenho Industrial, apresentou no  IX Encontro Internacional sobre Barroco, em Buenos Aires, Argentina, uma palestra sobre a singularidade das representações da natureza na obra de Alécio Guine, um pintor do sertão paulista. Segundo a professora, uma das pinturas estudadas, realizada na metade do século XIX,  é uma cópia da "Santa Ceia", do pintor Leonardo da Vinci, com a inclusão,  de elementos locais, como frutas brasileiras e um frango assado sobre a mesa da ceia.

Outras pesquisas

A professora Maristela Gomes da Silva, do Departamento de Departamento de Engenharia Civil, representou a Universidade no evento GreenBuild International Conference & Expo, realizado em Mclean, nos Estados Unidos.

O professor do Departamento de Comunicação Social Pedro Silva Marra participou, em Limerick, na Irlanda, do evento Football, Politics and Popular Culture Conference. O pesquisador apresentou um estudo sobre som e violência no futebol, referente às práticas de torcidas organizadas.

O evento I Mesoamerican Workshop on Cosmology and Gravity, realizado em Chiapas no México, contou com a participação do professor do Departamento de Física Julio Fabris, que apresentou um trabalho sobre a Física dos buracos negros.

Com a apresentação do trabalho On the moduli space of quasi-homogeneous functions, o professor  Leonardo Câmara, do Departamento de Matemática, participou do evento Lipschitz Geometry of Singularities, em Marselha, na França.

O professor Edson Caetano  apresentou um estudo sobre o papel da desordem química, induzida pelo trabalho frio, na Conferência Anual sobre magnetismo e materiais magnéticos, realizada, este ano, em Pittsburgh, nos Estados Unidos

 

Texto: Nábila Corrêa

 

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.