Estudantes recebem menção honrosa por trabalhos apresentados em Jornada de Iniciação Científica

05/12/2017 - 16:13  •  Atualizado 05/12/2017 16:13

Estudantes das principais áreas do conhecimento receberam menção honrosa por trabalhos apresentados durante a XXVII Jornada de Iniciação Científica da Ufes. A premiação foi realizada na última na última sexta-feira, 1 de dezembro, no campus de Goiabeiras, com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte e de avaliadores externos.

Esta foi a segunda etapa da Jornada, coordenada pelo Departamento de Iniciação Científica, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Nela, os participantes dos 36 trabalhos selecionados como os melhores da Semana do Conhecimento, ocorrida entre os dias 23 e 27 de outubro, apresentaram suas pesquisas para bancas formadas por professores de outras instituições de ensino superior.

Os integrantes dos 12 melhores trabalhos das três grandes áreas do conhecimento (Ciências da Vida; Humanidades, Engenharias e Exatas) tiveram 10 minutos para expor sua pesquisa e cinco minutos para responder à arguição da banca. Dessas apresentações, os professores selecionaram o melhor de cada área para receber a menção honrosa.

Para o professor Jesualdo Luiz Rossi, do IPEN/USP (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares/Universidade de São Paulo), que há quatro anos participa da Jornada de Iniciação Científica da Ufes, o sistema de avaliação adotado pela Universidade é muito interessante, pois compreende a participação de avaliadores locais e de outras instituições. “Nosso objetivo é formar pesquisadores e para isso o aluno da graduação precisa se habituar a falar em público, a defender ideias, administrar conflitos, críticas e os elogios. No final do dia, acabamos selecionando os melhores, o que também é um incentivo”, diz.

Os trabalhos que receberam menção honrosa foram:

Ciências Humanas – “A construção de novas rodovias e a reorganização do espaço urbano: estudo de caso da rodovia do Contorno do Mestre Álvaro”. Estudante Jéssica Garcia Uchoa, área Geografia, orientador professor Cláudio Luiz Zanotelli, avaliador externo professor Vandelei Vazelesk Ribeiro (Unirio-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).

Ciências Sociais Aplicadas – “A resistência em Regência e a produção do comum”. Estudante Gelso de Souza Vieira, área Arquitetura e Urbanismo, orientadora professora Clara Luiza Miranda, avaliador professor Henrique Pereira Braga (Ufes) que substituiu o avaliador externo que não pôde comparecer.

Linguística, Letras e Artes – “O ethos satírico em Juvenal”. Estudante Iana Lima Cordeiro, área Letras, orientadora professora Leni Ribeiro Leite, avaliador externo professora Ana Lúcia Machado de Oliveira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ).

Ciências da Saúde – “Potencial efeito de neutralização da N-acetilcisteína sobre danos a memória de curto e longo prazo causado por consumo de álcool em binge crônico em ratos”. Estudante Matheus Loureiro das Neves, área Farmácia, orientadora professora Lívia Carla de Melo Rodrigues, avaliador externo professor Tadeu Uggere de Andrade (Universidade de Vila Velha/UVV).

Ciências Biológicas – “Avaliação da morfometria cardíaca após exposição crônica ao inseticida organofosforado, clorpirifós”. Estudante Vitor Sampaio Minassa, área Morfologia, orientadora professora Karla Nivea Sampaio, avaliador externo Maria Helena Féres Saad (Instituto Oswaldo Cruz).

Ciências Exatas e da Terra – “Deposição e caracterização de filmes finos de Óxido de Titânio puro e dopado com Cério”. Estudante Patick Pires Conti, área Química, orientador professor Cleocir José Dalmaschio, avaliador externo professor Jesualdo Luiz Rossi (Universidade de São Paulo/USP).

Os trabalhos das Ciências Agrárias e Engenharias dos campi de Alegre e São Mateus serão apresentados por webconferência, em data a ser agendada.

Na foto, o reitor Reinaldo Centoducatte (de terno) entre os estudantes premiados e a equipe do Departamento de Iniciação Científica.

Texto: Letícia Nassar
Foto: Lorraine Paixão (estagiária de Comunicação)