Projeto de Extensão ocupa Mucane com a exposição Memorial de Mestres

23/11/2017 - 17:02  •  Atualizado 27/11/2017 08:39

As universidades públicas brasileiras são orientadas por três importantes pilares presentes no artigo 207 da Constituição Federal: o ensino, a pesquisa e a extensão. O ensino consiste na produção intelectual; a pesquisa engloba toda a produção científica e tecnológica e a extensão é a ponte entre os saberes acadêmicos e a sociedade, levando tudo que se produz para além dos muros da própria universidade.

E é exatamente isso que o Projeto de Extensão “Jongos e Caxambus” propõe com a exposição “Memorial de Mestres: Jongos e Caxambus no ES” que terá abertura nesta sexta-feira, 24, às 18h30 no Museu Capixaba do Negro (Mucane), localizado no Centro de Vitória, próximo ao Parque Moscoso.

O projeto é coordenado pela professora do Departamento de Teoria da Arte e Música e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Ufes, Aissa Afonso Guimarães, junto com o professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Osvaldo Martins de Oliveira, e com a professora do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades, Patrícia Rufino Andrade.

“O Jongos e Caxambus é um projeto interdisciplinar, que desde 2012 trabalha com a cultura popular e com comunidades quilombolas de norte a sul do estado. Parte da exposição Memorial de Mestres já esteve exposta em algumas comunidades por meio do livro “Jongos e caxambus: cultura afro-brasileira no Espírito Santo”, que trouxe algumas das fotografias que estarão na exposição”, conta a coordenadora do projeto e professora da Ufes, Aissa Guimarães. A novidade, como acrescenta a coordenadora, é a união desse trabalho fotográfico aos desenhos feitos por artistas do projeto e aos objetos presentes na cultura do jongo e caxambu, que também estarão expostos.

Fotografias e desenhos

A mostra exibirá trabalhos fotográficos produzidos pelos fotógrafos João Mellô e Rita Lyrio e por estudantes colaboradores que participam do projeto de extensão. Além das fotografias estarão também na exposição desenhos que retratam os Mestres de Jongos e Caxambus do estado feitos por dois artistas e bolsistas do projeto, Maurício Malta e Carla Désirée.

“A ocupação do Mucane com a mostra tem enorme significado já que o museu é um espaço de valorização e fortalecimentos das culturas afro-brasileiras. Além disso, a exposição vem como resultado dos esforços e estudos realizados dentro do projeto de extensão, que é composto por estudantes de diferentes cursos da universidade”, comenta o fotógrafo e estudante de Artes Visuais pela Ufes, Leandro Pereira.

Para a mostra foram convidados o Grupo Caxambu da Família Rosa, de Muqui, e o grupo Jongo Mestre Wilson Bento do município de Itapemirim, que farão uma apresentação cultural durante a solenidade de abertura. A exposição é resultado das ações do Projeto de Extensão “Jongos e Caxambus” ligado aos cursos de Artes Visuais e Artes Plásticas da universidade com a realização da Proex/Ufes e apoio do Edital Proext-MEC/SESu e do Mucane.  A exposição “Memorial de Mestres: Jongos e Caxambus no ES” estará aberta para visitação no Mucane até o dia 17 de dezembro, das 9h às 12h e das 14h às 21h, com entrada gratuita.

Exposição “Memorial de Mestres: Jongos e Caxambus no ES”
Abertura: 24 de novembro às 18h30
Local: Museu Capixaba do Negro - Avenida República, 121, Centro de Vitória
Visitação: 24/11 à 17/12