Galeria realiza Encontro Marcado nesta quarta, 8, sobre a exposição Tecendo

07/11/2017 - 15:58  •  Atualizado 08/11/2017 17:02

A Galeria de Arte Espaço Universitário organiza nesta quarta-feira, 8, mais uma edição do projeto Encontro Marcado sobre a exposição Tecendo, de Dilma Góes. A conversa será com o professor do Departamento de Artes Visuais da Ufes, José Cirillo, que discutirá as perspectivas da arte tecida no Espírito Santo, a partir do trabalho de Dilma Góes, partindo das suas experiências vividas como imagens geradoras nas suas produções estéticas, resignificando essas memórias e as (re)materializado-as em obras que refletem a inovação e o vigor das fibras no Brasil a partir dos anos de 1980.

O professor também vai propor uma reflexão sobre o campo ampliado das fibras que se estendem como objetos sensoriais na Mostra da Galeria de Arte Espaço Universitário (GAEU) em 2017.

A conversa é aberta ao público e acontecerá no espaço expositivo da Galeria de Arte Espaço Universitário, a partir das 17 horas.

Sobre a exposição

Com curadoria de Neusa Mendes, a exposição traz oito obras inéditas nas quais Dilma apropria-se dos mais variados tipos de plástico, organza, tecidos e fitas. Por meio de suas mãos, ela entrelaça os materiais – alguns transparentes e outros que não deixam a claridade atravessar. Tramados, surgem formas e texturas e criam uma nova plataforma pictórica, aproveitando o poder retido pelo material e abordando a questão da materialidade versus tempo.

Seis obras apresentam esses materiais. Já a sétima obra é estruturante de uma relação: artista-obra-espectador. Inúmeros tubos isolantes em polipropileno na cor cinza, amarrados por fios de sisal e fitas das mais variadas cores e espessuras. São feixes enrolados em dois diferentes diâmetros e deixam-se formatar numa paisagem geométrica que se esparrama por quase toda a área da salinha anexa, propondo sentidos múltiplos. Assim, convida o público a caminhar e a ocupar o espaço.

O acaso e o inesperado fazem parte da realização da oitava e última obra, localizada na sala 2, que conta com a participação especial do arquiteto José Daher para a expografia da obra.

“Conhecida como artista têxtil, Dilma Góes sempre esteve mais interessada em explorar e revelar novas estratégias. Ela dá voltas em torno de suas técnicas, suportes, narrativas, esgarça a fronteira entre tecelagem, objetos e instalação e, ainda, amplifica seu trabalho ao pensar arquitetonicamente, visando estabelecer diálogos com o espaço expositivo. Historicamente, quando incorpora aos trabalhos acontecimentos ocorridos no lugar geográfico da exposição, ela exemplifica como a artista transcende a categoria ‘tecelã’, mantendo a linguagem visual pela qual ela é conhecida em relação à experimentação e à reflexão existencial, porém insistindo na potência do fazer artístico”, afirma Neusa Mendes.

A exposição Tecendo pode ser visitada de 29 de setembro a 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Escolas das redes públicas e privadas, ONGs, associações e grupos diversos que queiram agendar visita podem enviar e-mail para educativogaleria.supecc@ufes.br ou ligar para 3335-7853.

Texto: Thereza Marinho