Inscrições abertas para oficina VideoSaúde: da ideia ao argumento, em Alegre

06/11/2017 - 16:22  •  Atualizado 07/11/2017 16:26

Estudantes que concluíram o ensino médio ou estão no 3º ano, alunos de graduação e pós-graduação, além de profissionais da saúde, da comunicação e áreas afins, podem se inscrever na oficina gratuita VideoSaúde: da ideia ao argumento, que será realizada de 20 a 25 de novembro, das 13h às 17h30, no Solar São Simão / Escola de Música Saint´Clair Pinheiro, no centro do município de Alegre, no sul do Espírito Santo.

São oferecidas 20 vagas, e as inscrições (que também são gratuitas) podem ser feitas online até o dia 16 de novembro. Os detalhes estão no link, www.comunicasaude.ufes.br, onde o interessando tem acesso ao edital completo e ao formulário de inscrição.

O objetivo principal da atividade é apoiar quem já tem uma ideia passível de ser transformada em argumento para gerar produção em vídeo documentário com tema em saúde, em seus diversos sentidos, ou áreas correlatas.

A oficina proporcionará aos participantes a vivência prática com técnicas de gravação em câmera de vídeo e celular, análise e leitura de filmes, o contato com parte da história da imagem e do cinema, conhecer as características da produção de vídeos em saúde, dos elementos de linguagem audiovisual e as etapas da elaboração de propostas de produção.

Teoria e prática

A mesma oficina já foi realizada em Vitória, informa o documentarista Sergio Brito, que é o coordenador da atividade e o responsável pelo VideoSaúde Distribuidora Regional Ufes/ES.

“Vamos estimular o desenvolvimento do argumento e oferecer conhecimento sobre a trajetória do cinema e do audiovisual, além de exercícios técnicos e experiências de gravação. Buscamos quem se interessa pelos temas que envolvam as diferentes áreas da saúde e deseja contribuir com novas ideias por meio de novos filmes”, afirma o documentarista.

A oficina é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/Ufes), em parceria com o campus de Alegre da Ufes, e com o apoio da Escola de Música Saint´Clair Pinheiro (EMUSP) e do Instituto Histórico e Geográfico de Alegre (IHGA).

Mostra de Vídeos

No dia 25 de novembro, também em Alegre, haverá o lançamento do Catálogo do Acervo da VideoSaúde - Regional Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que contará com a exibição de uma mostra de filmes na praça da Estação Ferroviária de Alegre.

A oficina e a mostra são ações do Programa de Extensão – Proext-Mec SESu -2016/2017: Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura, contemplado pelo edital Mec, desenvolvido pelo PPGSC/Ufes, e integra o Convênio de Cooperação celebrado entre a Ufes e a Fundação Oswaldo Cruz.

Mais detalhes também podem ser oferecidos pela Secretaria Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Ufes (no campus de Maruípe), das 8h às 13h30, por meio do telefone (27) 3335-7287 ou do e-mail vsd.es@icict.fiocruz.br.

Conheça o calendário do processo seletivo:

ETAPAS

De 16/10/2017 a 14/11/2017

Realização das inscrições via web e envio via e-mail de currículo, carta e proposta de produção

15/11/2017

Análise da documentação – currículo, carta e proposta de produção

16/11/2017

Divulgação do resultado final

16/11/2017 a 19/11/2017

Oficina

20 a 25/11/2017

Realização da Oficina