Ufes sedia a 1ª Reunião Regional de Educação em Direitos Humanos

A Ufes sedia nesta quarta-feira, 25, a 1ª Reunião Regional de Educação em Direitos Humanos, que tem o objetivo de divulgar, mobilizar e articular a implementação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos.

Esta será a primeira de uma série de três reuniões regionais, que serão realizadas nos dias 31 de outubro em São Mateus e 7 de novembro em Cachoeiro de Itapemirim.

Na Ufes, a reunião acontece às 19 horas, no auditório do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), no campus de Goiabeiras, com a presença dp secretário de Estado de Direitos Humanos, Júlio Pompeo, de representantes de instituições e organizações do poder público e privado, movimentos e organizações da sociedade civil atuantes ou vinculados aos direitos humanos e à educação.

Projeto

O processo de criação do Comitê iniciou-se no Espírito Santo por meio de projeto de extensão "Criação e Fortalecimento do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos", inicialmente sob a coordenação do professor Luiz Antonio Dagiós, do Departamento de Filosofia, e dos servidores técnico-administrativos Maria Lina Rodrigues e Antonio Lopes de Souza Neto.

“A equipe coordenadora articulou-se com movimentos sociais, coletivos, organizações e entidades do poder público. Realizou seminários, encontros e reuniões técnicas onde contou com as presenças da presidente do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos, a professora da Universidade Federal da Paraíba Maria Nazareth Zenaide Tavares, em 2011, e da presidente do Movimento Nacional de Direitos Humanos, a professora do Instituto Federal do Piauí Lurdinha Nunes, além de consultores do Ministério dos Direitos Humanos”, destaca Lopes.

O Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos foi instituído pela Portaria Nº 042-R, de 28 de setembro de 2017. Durante a reunião, serão apresentadas a portaria e orientações sobre as etapas para a efetiva implementação do Comitê.

Texto: Thereza Marinho