Autoridades e representantes do setor ferroviário participam de evento na Ufes

07/08/2013 - 13:14  •  Atualizado 08/08/2013 18:30

Por Ana Paula Vieira

Autoridades, funcionários e empresários do setor ferroviário lotaram o Teatro Universitário na manhã desta quinta-feira, 8 de agosto, para a abertura do IV Encontro de Ferrovias. Sediado na Ufes, o evento é promovido pela Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF), com o tema “Produtividade do sistema ferroviário e a segurança operacional” e vai até o dia 8, com palestras e apresentações de trabalhos.

Segundo a organização do evento, a edição deste ano bateu o recorde de participantes, com mais de 700 inscrições. Durante a cerimônia de abertura, o presidente do Conselho da ANTF, Angelo Batista, agradeceu ao reitor da Ufes pelo espaço e destacou a importância do setor ferroviário para o desenvolvimento do País.

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Bastos, falou sobre a importância da colaboração entre as concessionárias ferroviárias e a Agência: “Essa integração é fundamental, pois proporciona o crescimento do sistema ferroviário, que contribui para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou Bastos.

O reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, defendeu a necessidade de se definir um novo marco regulatório para o país, pois, segundo ele, a burocracia ainda dificulta a aplicação dos recursos em infraestrutura. O reitor citou países como Estados Unidos, Alemanha e Japão, afirmando que os modelos lá adotados são menos burocráticos e permitem avanços mais rápidos.

Ao final da solenidade de abertura, o reitor recebeu, da Diretoria da ANTF, a medalha de Honra ao Mérito Nacional do Transporte Ferroviário.

Desafios

A formação de engenheiros foi enfatizada pelo diretor da ANTT, que colocou ao reitor da Ufes o desafio de criar o curso de “Engenharia Ferroviária” pois, segundo Bastos, o setor tem uma grande necessidade de mão-de-obra.

O assunto foi abordado na palestra do reitor da Ufes, proferida logo após a abertura do evento. O reitor enfatizou que é preciso criar mais vagas para cursos de Engenharia, oferecer oportunidades de pós-graduação e fomentar a Inovação. Apesar de formar cerca de 35 mil engenheiros anualmente, o Brasil ainda tem um déficit anual de 20 mil profissionais da área, segundo levantamento do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Centoducatte afirmou que a Ufes está pronta para colaborar com a formação dos engenheiros, e que já está em estudo na Universidade a abertura de mais vagas e de novos cursos. Atualmente a Ufes oferece graduação nas áreas de Civil, Mecânica, Elétrica, Computação, Ambiental, Produção, Alimentos, Industrial Madeireira, Florestal, Química e Petróleo, distribuídos em três campi em diferentes regiões do Estado

Confira a programação completa do IV Encontro Nacional de Ferrovias: http://www.otmeditora.com.br/encontrodeferrovias/index.php/textos/3/pro…

Foto: Abertura do IV Encontro de Ferrovias lota Teatro Universitário. Crédito: Eliza Gobira