Neab realiza IX Seminário de Educação para Relações Étnico-Raciais

11/10/2017 - 20:11  •  Atualizado 17/10/2017 08:34

Nos dias 16 e 17 de outubro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Ufes (Neab) realiza o IX Seminário Nacional de Educação para Relações Raciais no Estado do Espírito Santo com o tema Direitos Culturais, Educação e Projetos Comunitários.

O objetivo é debater a importância de pensar ações nas comunidades que valorizem as diferentes formas e práticas culturais das populações negras.

“Em defesa dos direitos humanos, propomos fortalecer as comunidades escolares compreendendo sua fundamental importância no enfrentamento ao racismo e a intolerância em todos os sentidos. Assim convidamos a fazerem parte do seminário dando continuidade a ações dessa especificidade”, afirma a coordenadora do Neabe e professora do Departamento de Educação, Política e Sociedade, Patrícia Rufino.

O evento é dirigido a estudantes da graduação e pós-graduação e professores da Educação Básica. O credenciamento para o seminário terá início às 8 horas do dia 16, no auditório do Centro de Educação,no prédio IC-IV, campus de Goiabeiras. A solenidade de abertura será às 10 horas.

Mais informações estão disponíveis no site http://seminarioneab.wixsite.com/seminariodeeducacao .

Conheça a programação:

16 de outubro | segunda-feira

Mesa de Abertura

10:00 — Solenidade de Abertura do IX Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileiras - Contexto: "Direitos Culturais e Mobilização Comunitária" - Prof.º Dr.º Osvaldo Martins Oliveira

10:30 — Conferência de Abertura - "As pedagogias ancestrais afro-brasileiras interrogam o paradigma pedagógico hegemônico" - Prof.ª Drª Nilma Lino Gomes

Mediadora - Prof.ª Dr.ª Patricia Rufino (UFES)

12:00  - Almoço

14:00—17:00 - Minicursos e Oficinas

MINICURSO: Mitologia dos Orixás
Prof.º Dr.º Adriano Jardim (Psicologia/UFES)
Sala 06

MINICURSO: Práticas em Educação das Relações Étnico-Raciais