Ufes presente na solenidade de comemoração dos 60 anos da Petrobras no ES

A Petrobras realizou na manhã desta terça-feira, 3, uma solenidade em comemoração aos 60 anos de atividades no Espírito Santo. A celebração ocorreu na sede da empresa em Vitória e contou com a presença da vice-reitora da Ufes Ethel Maciel; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Neyval Costa Reis Júnior; da pró-reitora de Extensão, Angélica Miranda; do diretor do Centro Tecnológico, Geraldo Sisquini; do diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), Eustáquio de Castro; e do diretor do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Renato Rodrigues Neto.

O primeiro poço marítimo da empresa no Brasil foi perfurado, em 1968, na região de São Mateus. Em 2008, teve início a produção na camada pré-sal aconteceu no campo de Jubarte, em águas capixabas.

As operações da companhia no Espírito Santo são bastante diversificadas e contemplam a produção de vários tipos de petróleo, tanto em terra quanto no mar, processamento de gás natural e a gestão de três terminais marítimos pela Transpetro, além de uma extensa malha de dutos pelos quais é escoada a produção.

Atualmente, as operações de exploração e produção no estado respondem por aproximadamente 15% da produção de óleo e gás da companhia no país.

A produção onshore (em terra) conta com aproximadamente 300 poços produtores de óleo e gás, localizados nos municípios de Conceição da Barra, São Mateus, Jaguaré e Linhares.

Além das unidades de operações instaladas no Espírito Santo, a companhia mantém no estado unidades de suporte operacional, responsáveis por processos como tecnologia de informações e telecomunicações, aquisições de bens e serviços, jurídico, transportes, administração predial, segurança, recursos humanos, comunicação e responsabilidade social.

Parceria

Juntas, Ufes e Petrobras desenvolvem vários projetos, como as pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Caracterização de Óleos Pesados (LabPetro), construído por meio de uma parceria entre as duas instituições.  

O novo prédio do Núcleo de Estudos em Escoamento e Medição de Óleo e Gás (Nemog), inaugurado no dia 27 de setembro no campus de Goiabeiras da Ufes, também foi construído por meio de convênio entre Ufes e Petrobras.

“Temos orgulho desta, que é uma das maiores empresas do Brasil. Junto à Petrobras, a Ufes construiu uma parceria que valoriza a pesquisa e inovação”, destacou a vice-reitora Ethel Maciel.

Novos Projetos

Segundo o gerente geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção do Espírito Santo, Ricardo Morais, a Petrobras planeja investir US$ 2,5 bilhões nos próximos cinco anos em atividades no estado, com a perfuração de novos poços e com a entrada em operação de uma nova plataforma no Parque das Baleias. 

Ainda em 2017, está em andamento a conclusão de um novo poço no campo de Golfinho, interligado ao FPSO Cidade de Vitória com produção estimada de 11 mil barris por dia a partir de outubro.

A partir de 2018, novos poços nos campos de Baleia Azul e Cachalote devem entrar em produção após serem interligados a plataformas já instaladas e em produção. 

A empresa também atua em um grande projeto denominado Integrado Parque das Baleias, com previsão de início de produção em 2021. O objetivo é interligar 22 poços do pós e do pré-sal dos campos de Jubarte e Cachalote a uma nova plataforma, do tipo FPSO, com capacidade de produção de 100 mil barris diários de petróleo e 4 milhões de metros cúbicos diários de gás natural. 

Na foto, representantes da Ufes e da Petrobras na sede da empresa em Vitória

Texto: Thereza Marinho, com informações da Agência Petrobras

 

 

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.