Ufes inaugura nesta quarta, 27, novo prédio para laboratório de pesquisa

26/09/2017 - 11:32  •  Atualizado 01/11/2022 09:26

A Ufes inaugura nesta quarta-feira, dia 27, às 10 horas, o novo prédio do Núcleo de Estudos em Escoamento e Medição de Óleo e Gás (Nemog), do Centro Tecnológico, no campus de Goiabeiras. No laboratório funcionará o galpão de loop – testes com óleo mineral, água e ar comprimido que simulam o escoamento de petróleo.

Com 500 m², o prédio foi construído por meio de convênio entre Ufes e Petrobras, e autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A inauguração contará com a presença de autoridades de todas as instituições envolvidas.

De acordo com o professor Rogério Ramos, coordenador do Nemog, o núcleo é uma instalação acadêmica de ensino e pesquisa, com capacidade de atender demandas externas.

Segundo ele, o Nemog vai proporcionar o desenvolvimento de pesquisas sobre circuitos de escoamento, necessários para experimentos em outras áreas. “O Nemog estará apto a testar diferentes tecnologias de medidores de vazão, e poderá ser adaptado a outros testes com medidores de nível, detectores de interface, válvulas de segurança e de alívio, por exemplo”, ressalta.

Alternativas para o desenvolvimento

O reitor Reinaldo Centoducatte salienta que mesmo com as graves dificuldades orçamentárias enfrentadas pelas universidades públicas, a Ufes tem buscado alternativas para o desenvolvimento científico e tecnológico. “Esta parceria com a Petrobras é uma demonstração de que a Universidade não está estagnada diante da crise”, pontuou.

O professor Rogério Ramos, do Departamento de Engenharia Mecânica, destaca que a construção do prédio é a primeira etapa de um projeto maior, que inclui outras instalações para abrigar laboratórios de diferentes linhas de pesquisa. O novo prédio possibilitará, segundo o coordenador, a participação de estudantes por meio de projetos de graduação, iniciação científica e apoio experimental para a pós-graduação.

Texto: Luiz Vital