Seminário no Hucam-Ufes marca o Dia Nacional de Doação de Órgãos

No dia 27 de setembro, Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) realiza um seminário sobre o tema no auditório Rosa Maria Paranhos, das 10 às 12 horas.

O evento (veja abaixo a programação) faz parte da campanha Setembro Verde, que objetiva chamar a atenção da sociedade para a importância da doação de órgãos e tecidos. A campanha também incentiva as pessoas a declararem para seus familiares e amigos a intenção de ser um doador.

Além das várias atividades de conscientização que foram realizadas durante o mês de setembro, a fachada do Hucam também foi iluminada na cor verde em alusão à campanha.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2016 foram realizados 24.958 transplante no País, sendo 1.082 no Espírito Santo.

Como doar

Para ser um doador, não é necessário fazer nenhum documento por escrito. Basta manifestar o desejo à família. Assim, quando for constatada a morte encefálica do paciente, uma ou mais partes do corpo que estiverem em condições de serem aproveitadas poderão ajudar a salvar outras vidas.

Alguns órgãos e tecidos podem ser doados em vida. São eles: parte do fígado, um dos rins, parte da medula óssea e parte do pulmão. A CIHDOTT tem como objetivo principal nesta campanha esclarecer dúvidas e difundir as informações à sociedade acerca deste importante gesto de solidariedade, que é a doação de órgãos. 

Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 3335.7255 ou pelo e-mail cihdotthucam [at] gmail [dot] com .

 

Programação:

10 h – Café da manhã

10h20 – Abertura – Com o Superintendente do Hucam, Luiz Alberto Sobral Vieira Junior

10h40 – Palestra: Transplante renal e qualidade de vida, com o médico Rodrigo Klein

11h10 – Palestra: Medula óssea: com doar vida em vida, com a médica Síbia Soraya Marcondes

11h30 – Apresentação do vídeo da campanha: 5ml de esperança

11h40 – Doação de órgãos no Brasil, com o médico João de Siqueira Neto

12 horas – Encerramento

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho

 

 

Categoria: 
Destaque
Evento
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.