Ufes sedia reunião da Aliança Capixaba pela Cidadania LGBT nesta sexta, 15

14/09/2017 - 17:48  •  Atualizado 15/09/2017 15:43

A Ufes sedia nesta sexta-feira, 15, às 14 horas, a reunião mensal da Aliança Capixaba pela Cidadania LGBT, grupo de trabalho cooperativo que reúne entidades, órgãos públicos e da sociedade civil que dedicam-se à promoção e defesa dos direitos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) no Espírito Santo. A reunião será realizada no Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), campus de Goiabeiras.

Além da Ufes, têm representação na Aliança instituições como o Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Conselho Regional de Psicologia (CRP), Sindicato dos Trabalhadores da Educação no Espírito Santo (Sindiupes), Prefeitura Municipal  de Vitória e Prefeitura Municipal de Cariacica, entre outros. Esta será a primeira vez que a Aliança realizará sua reunião na Ufes.

A reunião tratará de temas como a regulamentação da Lei Municipal que penaliza administrativamente a homofobia em Vitória; a proposta de realização do Seminário Estadual de Saúde LGBT e Seminário Estadual de HIV/Aids, Religiões e Espiritualidade; e credenciamento do Ambulatório de Gênero do Hospital Universitário (Hucam-Ufes).

Segundo o representante da Ufes no grupo, Antonio Lopes Neto, tanto o Seminário  de Saúde LGBT quanto o Seminário HIV/Aids, Religiões e Espiritualidade foram propostas incluídas na Programação Anual de Metas da Coordenação Estadual de DST/Aids por proposição da Universidade, por meio do Núcleo de Direitos Humanos e Saúde do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

“Quanto  ao  credenciamento do Ambulatório de Gênero do Hucam, vamos debater ações para que o credenciamento  ocorra brevemente, uma vez que o processo aguarda liberação por parte do Ministério”, explica.

A Aliança Capixaba pela Cidadania LGBT reúne-se mensalmente. Até então, as reuniões ocorriam na sede do Ministério Público. A partir deste mês, as reuniões serão itinerantes, sendo realizadas nas entidades que compõem o grupo.

Texto: Thereza Marinho, com informações da Aliança Capixaba pela Cidadania LGBT