Cursos da Ufes ganham selo de qualidade do Guia do Estudante

02/09/2017 - 10:03  •  Atualizado 06/09/2017 10:13

O Guia do Estudante – Profissões e Vestibular 2018, da Editora Abril, divulgou a relação de cursos de graduação de todo o País que receberam o selo de qualidade da publicação. Na Ufes, de 95 cursos presenciais avaliados, 69 foram estrelados com o selo, representando 72,6%.

A tradicional publicação, que é anual, avalia cursos de instituições de ensino superior oferecidos no Brasil, considerando diferentes aspectos nas áreas acadêmicas – titulação de professores, linhas de pesquisa, atividades de extensão, número de formandos, entre outros – e de infraestrutura – laboratórios, recursos tecnológicos e outros.

Na Ufes, foram avaliados cursos dos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus. Os cursos que alcançam entre três e cinco estrelas são classificados com o selo de qualidade de ensino, sendo um indicador para o público que vai participar de processos seletivos em 2018 no País.

O Guia recomenda os cursos a partir de diversas informações que são apresentadas na publicação. A edição deste ano vai circular a partir do dia 16 de outubro, de acordo com os seus editores. Na Ufes, os cursos que alcançaram o maior número de estrelas (cinco) são as licenciaturas em Artes Visuais, Física e Letras, e o bacharelado em Serviço Social. Outros 35 cursos obtiveram quatro estrelas e 30 receberam três estrelas, sendo todos recomendados pela publicação.

"Em uma análise geral, a recomendação sob a forma de estrelas do Guia do Estudante ratifica os conceitos positivos das avaliações de cursos realizadas nos últimos anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação”, salienta a professora Zenólia Figueiredo, pró-reitora de Graduação da Ufes.

“Muitos dos nossos cursos obtiveram conceitos 4 e 5, numa escala de 1 a 5, o que demonstra, apesar de todas as dificuldades financeiras, que temos conseguido manter a qualidade dos cursos ofertados pela Ufes”, enfatiza. “Isto demonstra o  comprometimento e a responsabilidade da instituição para com a sociedade", finaliza a pró-reitora.

Conheça os cursos estrelados:

Campi de Vitória (Goiabeiras e Maruípe): Administração (Bacharelado), Arquivologia (Bacharelado), Artes Visuais (Bacharelado), Artes Visuais (Licenciatura), Biblioteconomia (Bacharelado), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Contábeis (Bacharelado), Ciências Econômicas (Bacharelado), Ciências Sociais (Bacharelado), Ciências Sociais (Licenciatura), Design (Bacharelado), Direito (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Enfermagem (Bacharelado), Engenharia Ambiental e Sanitária (Bacharelado), Engenharia Civil (Bacharelado), Engenharia de Produção (Bacharelado), Engenharia Elétrica(Bacharelado), Engenharia Mecânica (Bacharelado), Estatística (Bacharelado), Farmácia (Bacharelado), Filosofia (Bacharelado), Filosofia (Licenciatura), Física (Bacharelado), Física (Licenciatura), Fisioterapia (Bacharelado), Fonoaudiologia (Bacharelado),Geografia (Bacharelado), Geografia (Licenciatura), História (Bacharelado), História (Licenciatura), Jornalismo (Bacharelado), Letras (Licenciatura), Matemática (Bacharelado), Matemática (Licenciatura), Música  (Bacharelado), Música (Licenciatura), Nutrição (Bacharelado), Oceanografia (Bacharelado), Odontologia (Bacharelado), Pedagogia (Licenciatura), Psicologia (Bacharelado), Química (Bacharelado), Serviço Social (Bacharelado), Terapia Ocupacional (Bacharelado).

Campus de Alegre: Agronomia (Bacharelado), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Engenharia Florestal (Bacharelado), Engenharia Industrial Madeireira (Bacharelado), Engenharia Química (Bacharelado), Farmácia (Bacharelado), Física (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Medicina Veterinária (Bacharelado), Nutrição (Bacharelado), Química (Licenciatura), Zootecnia (Bacharelado).

Campus de São Mateus: Agronomia (Bacharelado), Ciência da Computação (Bacharelado), Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Engenharia de Petróleo (Bacharelado), Farmácia (Bacharelado).

Texto: Luiz Vital