Ufes recebe 19 estudantes estrangeiros para o segundo semestre

22/08/2017 - 17:59  •  Atualizado 24/08/2017 18:29

A Ufes recebe nesse segundo semestre 19 estudantes estrangeiros que chegam aos campi universitários em busca de novas perspectivas sobre sua área de estudo. Antes mesmo de saírem de seus países, a Secretaria de Relações Internacionais (SRI/Ufes) já está preparando a recepção desses calouros. “Dentre as atividades que preparamos, temos um grupo de estudantes da Universidade que chamamos de Anjos. Eles acompanham os seus novos colegas, apresentando o campus e a cidade”, diz a secretária de Relações Internacionais, Patrícia Alcântara Cardoso.

Na manhã desta terça-feira, 22, foram recepcionados estudantes da Alemanha, Itália e França que cursarão Filosofia, Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, respectivamente. Na semana passada, foi a vez de sete estudantes da Universidade de Giessen (Alemanha), que fazem parte de um acordo de cooperação entre a Ufes e a instituição alemã, que prevê desenvolvimento em pesquisas e projetos de Extensão na área de Educação no Campo. Já as três estudantes da Universidade Saint Augustin (Alemanha), além das aulas do curso, já estão participando de um projeto social Ufes/Caritas em Vila Velha, que atende crianças com Aids.

“Em nossas conversas com os estudantes, procuramos motivá-los a participar de atividades que, por um motivo ou outro, em nossas instituições acabamos não tendo oportunidade de fazer. Por exemplo, além de projetos de extensão e pesquisa, eles podem estudar disciplinas em cursos de graduação diferentes dos que estão matriculados”, explica Patrícia. Os estudantes passarão de seis meses a um ano na Ufes.

Texto: Letícia Nassar