Ufes acolhe novos estudantes no campus de Goiabeiras

21/08/2017 - 18:11  •  Atualizado 22/08/2017 18:54

Bianca Neres, 21 anos, Weverton Fernandes, 19 anos, e Brenda Amorim Amaro, 18 anos, conversavam no hall do auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas como se fossem amigos há muito tempo, mas tinham acabado de se conhecer. Eles vieram à Ufes participar da recepção institucional aos novos estudantes da Ufes, que começam suas graduações no campus de Goiabeiras neste segundo semestre de 2017. Weverton vai cursar Serviço Social, enquanto as meninas descobriram que seriam colegas no curso de Pedagogia.

Esses são apenas alguns dos muitos estudantes que lotaram o evento de boas-vindas promovido pela Universidade. “É um sonho. Pelo nome que a Ufes tem, pela estrutura”, disse Bianca. Weverton comemorava o fato de ser o primeiro da família a estudar em uma universidade pública, enquanto Brenda disse estar “empolgada, ansiosa e feliz”.

O reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, agradeceu aos estudantes por escolherem a Ufes. “Queremos que vocês se formem enquanto cidadãos e incorporem uma ética solidária e fraterna”, destacou o reitor. Segundo ele, há um “conjunto de desafios” a serem vencidos pela Universidade: “Só conseguiremos se tivermos o apoio da comunidade e da sociedade. Sabemos das dificuldades, mas temos que dar o valor que a instituição merece”, enfatizou.

Já o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania Gelson Junquilho parabenizou os estudantes presentes pelo ingresso na instituição. “Que vocês comecem a partir de hoje a curtir essa universidade, vocês vão ver que tem muita coisa por aqui”, adiantou ele. A pró-reitora de Graduação Zenólia Figueiredo explicou que a recepção é um momento para acolher os novos estudantes e ajudá-los nesse momento de ingresso na vida acadêmica.

Juventude, pluralidade e alteridade

Após as apresentações da Reitoria e pró-reitorias, o professor do Centro de Educação Gustavo Forde (na foto, falando aos estudantes) proferiu a palestra de abertura do semestre. O tema escolhido para o ano de 2017 foi “Juventude, pluralidade e alteridade”, que abordou os diversos sentidos da juventude e a diversidade de saberes e culturas que constituem a universidade. “Fica o convite para que cada um de nós possa fortalecer e ampliar a Ufes como uma comunidade de alteridade, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro e dialogar com o outro”, propôs o professor.

A programação também contou com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), entrega do Manual do Estudante e sorteio de brindes. A recepção 2017/2 continua nesta terça-feira, 22 de agosto, às 8h30, para os estudantes do campus de Maruípe, no auditório Rosa Maria Rêgo Paranhos.

No campus de Alegre o evento será realizado no dia 24, às 18 horas, na quadra coberta, com a presença da vice-reitora Ethel Maciel e dos diretores dos dois centros: Neuza Brunoro, do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), e Dirceu Pratissoli, do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE). No dia 28, será a vez do campus de São Mateus iniciar a programação de boas-vindas, com recepção pelo diretor Roney Pignaton da Silva, às 17h30, no Auditório Central. O grupo Som Uni – Projeto Encantos e Encontros participa da abertura do evento.

Os diversos departamentos de cursos também prepararam programações específicas para seus calouros. Veja no arquivo anexado abaixo.

Texto e foto: Ana Paula Vieira