Inscrições abertas para licenciatura e aperfeiçoamento em Educação do Campo

20/07/2017 - 10:10  •  Atualizado 24/07/2017 11:07

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo PROCAMPO 2017, para ingresso nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, e para o Curso de Extensão de Aperfeiçoamento em Educação do Campo, ambos visando à profissionalização de professores da área rural do Espírito Santo.

Para ingresso nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, as vagas ofertadas são no campus de São Mateus, nas habilitações de Ciências Humanas e Sociais e de Ciências Naturais, com ingresso no segundo semestre de 2017; e no campus de Vitória, nas áreas de Ciências Humanas e Sociais e de Linguagem, com ingresso em no primeiro semestre de 2018.

O processo seletivo é destinado aos candidatos residentes no campo e que se enquadram em pelo menos um dos seguintes perfis: professores em exercício nas escolas do campo da rede pública que não possuem licenciatura na área de atuação; professores ou outros profissionais da educação com atuação em experiências educacionais alternativas de educação do campo, vinculadas aos movimentos sociais ou sindicais do campo; professores ou outros profissionais da educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo; e público jovem ou adulto, residentes em comunidades do campo.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Comissão Coordenadora do Vestibular ( www.ccv.ufes.br ) até o dia 17 de agosto. O interessado deve preencher o requerimento de inscrição e efetuar o pagamento da taxa de R$70,00 reais até o prazo determinado no edital.

Os candidatos corretamente inscritos serão submetidos a uma prova de redação, que será realizada no dia 17 de setembro, nos municípios de São Mateus e Vitória, das 13 às 16 horas. O edital completo esta disponível no endereço eletrônico www.ccv.ufes.br e anexado abaixo.

Aperfeiçoamento

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação também oferecerá no segundo semestre de 2017, por meio da Ufes, o Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo, voltado para educadores que atuam em escolas do campo do ensino fundamental e médio.

O curso será realizado entre agosto e dezembro de 2017, em regime de alternância, com aulas presenciais na Ufes, em Vitória, e nas comunidades dos cursistas. As aulas presenciais serão aos sábados, duas vezes ao mês.

Para se inscrever o candidato deverá enviar um e-mail para aperfeicoamentocampoufes@gmail.com até o dia 31 de julho, contendo a ficha de inscrição e termo de compromisso disponíveis no edital (anexado abaixo) e um comprovante de professor em escolas do campo de ensino fundamental e médio.

Serão ofertadas 50 vagas para profissionais da educação das cidades de Alfredo Chaves, Domingos Martins, Itapemirim, Marataízes, Mimoso do Sul e Presidente Kennedy, dando propriedade para os que ainda não possuem Licenciatura.

Texto: Isabella Altoé (estagiária de Comunicação)